Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Situação da Sinalização Náutica no RS

A avaliação da qualidade dos serviços de manutenção dos sinais náuticos é feita através do Índice de Eficácia, parâmetro de mérito recomendado pela IALA (International Association of Lighthouse Authorities) e adotada no Brasil para avaliar a sinalização marítima, lacustre e fluvial nas áreas sob a jurisdição da Marinha do Brasil.

O Centro de Sinalização Náutica e Reparos Almirante Moraes Rego (CAMR), órgão vinculado à Marinha do Brasil, elabora mensalmente quadros demonstrativos informando as condições dos diversos balizamentos sob a fiscalização da Autoridade Marítima. O quadro abaixo (Fev/2010) mostra o desempenho das entidades públicas e privadas em relação aos serviços de manutenção dos sinais náuticos nas áreas sob a jurisdição do 5.° DN (PR, SC e RS).


O quadro revela que o Índice de Eficácia dos serviços de manutenção das hidrovias interiores do RS é o mais baixo entre as entidades hidroviárias da região sul (PR, SC e RS), conforme valores acumulados nos últimos 12 meses e em 2010 (Jan/Fev). De acordo com a IALA, os valores mínimos aceitáveis são os seguintes - categoria 1/faróis (99,8%); categoria 2/sinais fixos (99%); categoria 3/bóias luminosas (97%) e categoria 4/eficácia mínima aceitável (95%).

Para efeito de avaliação dos sistemas de sinalização náutica, a Marinha do Brasil adota o índice de eficácia de 95% (eficácia mínima aceitável). O cálculo do índice de eficácia é feito por meio da divisão entre o tempo de operação correta do sinal pelo tempo total de operação do mesmo.

O monitoramento dos sinais náuticos nas hidrovias gaúchas, especialmente no sistema flúvio-lacustre formado pelo Rio Guaíba e Lagoa dos Patos, também pode ser visto no site da praticagem da Lagoa dos Patos, cuja periodicidade pode ser semanal/quinzenal. Para isso, clique no link abaixo.

http://tinyurl.com/yynysbe

Nenhum comentário:

Postar um comentário