Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Dragagem Continuada - Empresa de dragagem deixa o RS a ver navios!

No final de agosto (24) de 2009, chegava ao porto da Capital a draga Virginia, da empresa Enterpa Engenharia Ltda, que iria executar serviços de "dragagem continuada"* dos canais navegáveis localizados no complexo Lagoa dos Patos-Rio Guaíba. O contrato de dragagem, assinado em 05 de agosto de 2009, previa um volume total de desassoreamento para o primeiro ano de 762.309 metros cúbicos, a um custo deR$ 5.789.086,60.

A draga Virginia, do tipo autotransportadora, iria dragar os canais do estuário da Lagoa dos Patos/São Gonçalo (Setia, Barra/SG, São Gonçalo, Coroa do Meio, Nascimento e Feitoria), com volume anual de aproximadamente 327.397 metros cúbicos, e do Rio Guaíba e Delta do Jacuí (Itapuã, Campista, Junco, Belém, Leitão, Pedras Brancas, Cristal, Navegantes, Furadinho e Rio das Balsas; mais os trechos em foz dos rios Gravataí, Sinos e Caí), na remoção de um volume de 434.912 metros cúbicos.


Draga Virginia - Enterpa Engenharia Ltda.

No entanto, cerca de 3,5 meses depois de ter iniciado a dragagem (Canal do Leitão/Rio Guaíba), em meados de dezembro/2009, a empresa contratada comunicou a SPH que estava suspendendo suas atividades por tempo indeterminado, por não ter sido indicado pela SPH nova área em condições de dragagem; em razão da falta de batimetria** da nova área, sem o que seria inviável a continuidade da dragagem, e que as atividades de dragagem somente poderiam ser retomadas após a campanha batimétrica da nova área.

Atualmente, passados cerca de 6 meses desde a suspensão da dragagem por motivos referidos à falta de batimetria, a empresa foi contratada para trabalhos de aprofundamento do Porto de Angra dos Reis, serviço que iniciou no mês passado (junho de 2010). Antes desse novo contrato, e após a suspensão do contrato com a SPH, a empresa teria utilizado a draga Virginia em outros contratos de dragagem no norte do País.

A foto abaixo mostra a recepção da draga Virginia no Porto de Angra dos Reis, há cerca de 45 dias atrás, para iniciar a dragagem de aprofundamento no porto carioca.

Draga Virginia (Porto de Angra dos Reis, 28/04/2010)

Tendo em vista o tempo transcorrido desde a suspensão do contrato, cerca de 6 meses, a situação da retomada da dragagem de manutenção dos canais navegáveis das hidrovias do RS é objeto de preocupação por parte da navegação interior, pois é sabido que grande parte desses canais encontram-se bastante assoreados e necessitam de dragagem de manutenção, sob pena de agravar ainda mais as condições de segurança do tráfego aquaviávio.

Notas Explicativas

* A expressão "dragagem continuada" é uma espécie de neologismo, inventado para igualar a atividade de dragagem de manutenção, que é um serviço de engenharia, de caráter periódico (intermitente), aos serviços contínuos (vigilância, telefonia, portaria, limpeza, etc.), para justificar maior prazo de contratação (de um até cinco anos). Na verdade, de acordo com os manuais de engenharia, a dragagem de manutenção deve ser feita em determinados épocas, especialmente após os períodos de águas altas.

** Batimetria é o termo usado para designar o levantamento topo-hidrográfico de um canal de navegação; equivale ao levantamento planialtimétrico (X,Y,Z) realizado em terra, onde a variável correspondente à altitude (Z) passa a indicar a profundidade, a partir de um datum diferente do nível médio do mar (NMM) - normalmente se usa a média das mínimas anuais como nível de redução (NR).

Fonte: ANTAQ, SPH, CDRJ.

3 comentários:

  1. Uma variação do título seria, por exemplo, 'Dragagem Continuada - Empresa de dragagem deixa o RS SEM ver navios!'
    Situação preocupante e lamentável!

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  2. Com certeza, é o que tende a ocorrer se essa situação não for alterada!

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    Preservação do meio ambiente
    Experiência profissional
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    Função: contra mestre fluvial
    Detalhes da função: pilotagem e manutenção do rebocador
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    Copenaven: Cooperativa de serviços marítimos
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    Função: moço de convés
    Detalhes da função: Auxilio na pilotagem das lanchas, Segurança dos passageiros, Movimentação de carga e descarga
    Período: 09/01/2007 à 22/08/2010
    Hidroclean serviços marítimos
    Prestadora de serviços a são Miguel ltda.(empresa marítima)
    Função: auxiliar técnico ambiental
    Detalhes de função: recolhimento de material contaminado no meio ambiente, pilotagem de lancha, movimentação de carga e descarga
    Período: 03/11/2005 à 15/10/2006
    Alpina Briga. Defesa Ambiental
    Prestadora de serviços a Petrobras
    Função: operador de equipamentos
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