Documentação Técnica

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* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

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sábado, 19 de junho de 2010

Eleições 2010 - Mais uma ponte sobre o Rio Guaíba é anunciada (Lami/Barra do Ribeiro)

O ano é de eleições, e mais uma "obra" é anunciada - a ponte Lami/Barra do Ribeiro, que teria uma extensão de 6,6 quilômetros, desde o Bairro Lami até a Ponta do Salgado, no município de Barra do Ribeiro, conforme pode ser visto na figura abaixo (multimídia ZH).


Ponte Lami-Barra do Ribeiro (multimídia ZH)

Mas o pessoal de navegação (ver o site "conjuminando.com.br"), preocupado com as questões referentes ao vão de navegação e, especialmente, à altura livre de mastreação, levantou uma questão preliminar que é procedente - ainda que seja mera idéia, a ponte proposta teria apenas 6,6 quilômetros de extensão? A foto de satélite abaixo revela que se a extensão é realmente essa, então a ponte teria sua origem na Ponta dos Coatis, próximo à Ilha Francisco Manoel.


Visão Geral - Ponte e Conexão Rodoviária

A foto acima mostra claramente que a extensão da ponte proposta, desde a bairro do Lami até a Ponta do Salgado, será maior do que 6,6 quilômetros, a menos que a travessia inicie na Ponta dos Coatis, próximo à ilha Francisco Manoel (como é ilustrado na foto). Nos termos da proposta, a extensão será de aproximadamente 15 quilômetros, e seu custo será muito superior aos R$ 350 milhões divulgados pelo DAER no jornal Zero Hora.

Não é pouca coisa, como é dito no site "conjuminando.com.br". A ponte Rio-Niterói tem 13,29 quilômetros de extensão, e seu custo atualizado, de acordo com o site http://www.skycrapercity.com/, seria de US$ 2,5 bilhões. A ponte proposta teria a metade dessa extensão e, na proporção, custaria cerca de US$ 1,25 bilhões, muito acima do valor divulgado.

O assunto merece examinado com muita atenção, pois além dos interesses da navegação interior, relativos ao vão livre e tirante de ar da ponte proposta, existem restrições ambientais a serem respeitadas - nessa área estão localizados a Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger e o Parque Estadual de Itapuã.

Ainda que não se possa levar muito a sério, pois a época eleitoral é propícia a esse tipo de anúncio, a idéia dessa ponte conflita com o meio ambiente e com a navegação (vão central e tirante de ar), além dos custos elevados. Não seria mais fácil construir uma ponte entre Triunfo e São Jerônimo, permitindo a ligação da BR-386 (Rodovia Leonel de Moura Brizola), a antiga estrada da produção, com as rodovias BR-116 e BR-290? Nesse caso, o vão a ser vencido é a largura do Rio Jacui, de apenas 791 metros - a ponte teria cerca de 1000 metros …

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