Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Cachoeira do Sul - Rio Grande: Falta de dragagem no Rio Jacui é um obstáculo à Navegação Interior

A implantação de novas rotas de transporte hidroviário interior, Cachoeira do Sul/Rio Grande e La Charqueda/Rio Grande, é defendida pelo Sindicato dos Armadores de Navegação Interior dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul (Sindarsul).

A rota Cachoeira do Sul/Rio Grande, no entanto, depende da retomada dos serviços de dragagem de manutenção e de sinalização náutica do Rio Jacui, abandonados pelo setor público estadual há mais de 30 anos.

A proposta de transporte de cargas por navegação interior na Lagoa Mirim, La Charqueda/Rio Grande, tem sido objeto de atenção por parte do Governo Federal através da AHSul, que já realizou trabalhos de dragagem na área e que serão mantidos com recursos do PAC.


A rota de navegação interior através do Rio Jacui, Cachoeira do Sul/Rio Grande, envolve o transporte de farelo de soja para exportação, estimado em 30 mil toneladas/mês (360 mil toneladas anuais).O transporte hidroviária pela Lagoa Mirim refere-se à perspectiva de movimentação de grãos (soja e arroz) do Uruguai, desde o porto La Charqueada até Rio Grande, estimada em 100 mil toneladas/ano de soja e 50 mil toneladas/ano de arroz.

A frota de navegação do RS, no setor da navegação interior, está vinculada a quatro empresas, e é constituída por 35 embarcações, que movimentam mais de 5 milhões de toneladas, entre granéis e líquidos. Essa movimentação representa cerca de 25% do movimento anual do Porto de Rio Grande.

Fonte: Correio do Povo, 07/07/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário