Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Gestão gaúcha centralizadora e lenta explica a intervenção "branca" do Governo Federal no Porto de Rio Grande

Um dos principais motivos da decisão do Governo Federal, de aumentar sua participação na gestão do Porto de Rio Grande, é o atraso da ação do governo gaúcho quanto à adequação da sinalização náutica, que está prejudicando a competitividade do porto marítimo. Em razão dessa lentidão, as vantagens decorrentes das obras federais já concluídas - ampliação dos molhes e dragagem de aprofundamento, não podem ser usufruídas pelos usuários.

A gestão ineficiente representa também um obstáculo à competitividade dos produtos nacionais no comércio mundial, e decorre de um modelo centralizador que restringe a autonomia gerencial sobre a receita portuária e processos licitatórios que, na prática, vêm sendo administrados pelo governo gaúcho.

Porto de Rio Grande, Área do Superporto (Foto: NewsComex)

A Agência de Transportes Aquaviários (Antaq) e a Secretaria de Portos (SEP) exigem que a administração do Porto de Rio Grande elabore um plano de desenvolvimento e tenha autonomia sobre a receita, reinvestindo os recursos no próprio complexo, conforme termo de ajuste de conduta (TAC) assinado com o Governo Federal.

Leia mais sobre o assunto nos links abaixo.

http://tinyurl.com/33axoo6

http://tinyurl.com/2eu9x4b

Nenhum comentário:

Postar um comentário