Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

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segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Travessia Porto Alegre-Guaíba: Uma alternativa tecnológica de 1942!

Foto: Bela Szandelszky/AP

O primeiro ônibus anfíbio da Europa mergulha nas águas do Rio Danúbio em Budapeste, na Hungria. O ônibus será usado para levar, por dentro do rio, os turistas em um passeio especial pelos pontos turísticos da capital húngara. O veículo atinge 112 km/h no asfalto e 20 km/h na água. O fabricante pretende lançar um novo modelo em Belfast, na Irlanda do Norte

Em 1942, a General Motors projetou o sistema de barcaças anfíbias, que foram usadas pelos aliados no desembarque do "Dia D", na Normandia. O ônibus anfíbio da foto é baseado na mesma tecnologia, e já está sendo usado para fins de turismo em diversos países europeus (Alemanha, Holanda, Hungria, Portugal, Inglaterra, etc.). Nenhuma novidade técnica, portanto. Além disso, o vídeo acima mostra que essa alternativa praticamente dispensa as dragagens implantação e de manutenção do canal de navegação, pois o veículo/barco demanda uma profundidade total de, no máximo, um metro e meio. Basta sinalização diurna/noturna da rota.

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