Documentação Técnica

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* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

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segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Navio encalhado bloqueia travessia e deixa dezenas de eleitores sem votar

Sancler Ebert sancler.ebert@zerohora.com.br

Dezenas de pessoas deixaram de votar neste domingo no sul do Estado devido ao encalhe de um navio. O incidente impediu a votação de eleitores que moram em São José do Norte e precisam votar em Rio Grande, e vice-versa. O TRE divulgou que já providenciou justificativas para estes eleitores. Pelo menos 40 pessoas teriam sido prejudicadas.

Após cerca de duas horas e meia, o navio Frotargentina que devido aos fortes ventos encalhou no canal de São José do Norte impedindo a saída e entrada de embarcações foi retirado por rebocadores neste domingo. Por volta das 17h, foi liberada pela Marinha a travessia hidroviária entre São José do Norte e Rio Grande.


De acordo com o proprietário da empresa Grande Norte, uma das três que realiza a travessia entre Rio Grande e São José do Norte, Manoel Ribeiro, a empresa já recebeu autorização para embarcar populares.

Fonte: Zero Hora, http://tinyurl.com/237c3wa

Comentário do Editor

Esse encalhe mostra que a proposta dos empresários (Agenda 2020), que propugnam por um sistema hidroviário que permita "navegar a qualquer tempo", constante do documento entregue ao governador eleito Tarso Genro, é uma proposição inconseqüente, irresponsável.

Tal sistema não existe em nenhum lugar do mundo, pois em condições de tempo adversas as autoridades proíbem a navegação, para preservar a vida das pessoas, o meio ambiente, a carga e as próprias embarcações.

No nosso caso, no sistema flúvio-lacustre Rio Guaíba/Lagoa dos Patos, que envolve navegação em águas restritas (águas rasas, baixios e estreitos), especialmente em relação às grandes embarcações, existe perda de manobrabilidade (o hélice fica parcialmente fora d'água), e aumenta a área do casco do navio que é sujeita aos ventos.

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