Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

domingo, 7 de novembro de 2010

Três Coroas/RS - Rafting no Rio Paranhana

O rafting é a prática de descida em corredeiras em equipe, utilizando botes infláveis e equipamentos de segurança. Antes de começar qualquer descida de rafting, um instrutor passa aos participantes detalhadas instruções de conduta relativas à segurança. Estas instruções são lembradas por outros instrutores durante momentos estratégicos da descida, e seu cumprimento é fundamental para a segurança de todos.

O rafting proporciona a experiência de descer o rio para pessoas de qualquer idade, tornando o esporte acessível à maioria das pessoas que nunca tiveram uma experiência anterior. Os primeiros relatos de rafting que se tem notícia são nos rios Colorado e Mississippi.

Rafting do Rio Paranhana, Três Coroas/RS (Alunos do Colégio La Salle Dores)

Níveis do rafting

Nível I: Áreas com pedras muito pequenas, requere poucas manobras.

Nível II: Algumas águas agitadas, talvez algumas rochas, pode exigir manobras.

Nível III: Ondas pequenas, talvez uma pequena queda, mas sem perigo. Pode requerer habilidade de manobra significativa.

Nível IV: Ondas médias, presença de poucas pedras, com quedas consideráveis, manobras mais difíceis podem ser necessárias.

Nível V: Grandes ondas, possibilidade de grandes rochas, possibilidade de grandes quedas, há riscos e exige manobras precisas.

Nível VI: Corredeiras extremamente perigosas, pedras e ondas enormes. O impacto da água pode até causar estragos no equipamento.

É importante alertar que, dos níveis acima descritos, o nivel VI é extremamente perigoso, e pode machucar seriamente os praticantes ou até até mesmo provocar acidentes fatais. Completar esse tipo percurso exige muita habilidade e preparo físico.

Locais para a prática do rafting no RS

Rio Paranhana, em Três Coroas
Rio das Antas, entre Nova Roma do Sul e Bento Gonçalves



Nota do Editor

Os alunos que aparecem nas fotos acima, da turma 231 do Colégio La Salle Dores, foram vencedores da Gincana Dorense/2010, cujo prêmio foi esse passeio em Três Coroas, com direito a rafting. No bote, ao fundo (na popa), o instrutor Cueca; a boreste (à direita do instrutor), Aline, Elisa (filha do Editor) e Pedro; a bombordo (à esquerda do instrutor), Laíse, Bárbara e Matheus.

Fontehttp://pt.wikipedia.org/wiki/Rafting

Nenhum comentário:

Postar um comentário