Documentação Técnica

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* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Viaduto da ERS-486: Código Nacional de Trânsito estabelece altura máxima dos veículos em 4,4 metros!

O caso do viaduto da Estrada do Mar, construido sobre a ERS-486 (Rota do Sol), tem servido para realimentar o processo de desconstituição da engenharia e dos seus profissionais. Num primeiro momento, os engenheiros do DAER foram taxados de ultrapassados, arcaicos e retrógrados por dirigentes do próprio Governo Estadual; agora é a grande mídia, ZH (31/01, "A engenharia da incúria"), que se une aos políticos para desmoralizar a engenharia, e os profissionais são chamados de negligentes, relapsos e irresponsáveis.

Viaduto sobre a ERS-389 (Estrada do Mar)

Em primeiro lugar, é preciso registrar que o código nacional de trânsito fixa em 4,40m a altura máxima dos veículos, e os veículos que excepcionalmente excederem as dimensões legais máximas devem obter uma autorização especial de trânsito (AET). Por outro lado, também é necessário lembrar que a altura máxima dos veículos no âmbito do Mercosul é de 4,3 metros (ônibus/4,1 metros; caminhões/4,3 metros), de acordo com a Resolución 197/2010. Por outro lado, sabe-se que existem restrições ao tráfego de caminhões e ônibus na Estrada do Mar (ERS-389) e, da mesma forma, em relação à Rota do Sol (ERS-486) nos meses de veraneio.

Interseção ERS-389 com ERS-486 (Diagrama)

Nos centro urbanos, ou em trechos próximos, existem gabaritos de viadutos e passarelas desde 3,75 metros, mas o valor usual é de 4,50 metros, valor adotado no viaduto da ERS-389, considerando-se ainda, além das restrições legais, que Curumim não apresenta demanda de tráfego para veículos de maior porte. Nesse contexto, por que uma nova obra de R$ 1 milhão, de rebaixamento das pistas de rolamento, e que envolverá aspectos complexos de drenagem?

Viaduto sobre a ERS-389 (Estrada do Mar)

Diante do exposto, considerando essa tentativa de desmoralização da engenharia e dos engenheiros, cabe manifestação dos órgãos de classe - Sociedade de Engenharia do RS (SERGS) e Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE/RS). Da forma idêntica, em decorrência da denúncia pública de negligência dos engenheiros, deve ocorrer a devida apuração com abertura de processo disciplinar por parte do CREA/RS.

Fontes: DNIT, DAER, Zero Hora, Intelog http://tinyurl.com/6assnkl

* Ver a legislação do Mercosul no link http://tinyurl.com/4qcgxjr

Um comentário:

  1. Os engenheirois europeus também são retrógrado, ultrapassados, têm uma visão do passado - Na União européia a altura máxima dos veículos é de 4 metros... Ver http://tinyurl.com/676pndo

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