Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A questão da ponte do vão móvel - Mais subsídios à discussão técnica

A matéria postada ontem (21), que reproduz entrevista dada no final do ano passado ao Jornal do Comércio, tem suscitado o interesse da área técnica em geral e, da mesma forma, de todos que percebem o interesse estratégico da ponte do vão móvel.

O interesse da imprensa sobre o assunto surgiu, com maior intensidade, durante a audiência pública realizada em 08-10-2010 pelo Ministério Público Federal, ocasião em que, na condição de representante do Sindicato dos Engenheiros do RS - SENGE/RS, apresentei às autoridades e representantes da sociedade civil o problema da falta de defensas nos pilares da referida ponte.

Na ocasião, o engenheiro José Carlos Martins, representando a SPH na condição de Diretor-Superintendente, também se manifestou a respeito do assunto, mostrando preocupação com a integridade da estrutura, e sugeriu um maior aproveitamento da rota alternativa pelo braço oeste do Rio Jacui, cuja reabertura foi inaugurada na gestão 2003/2006 com a retirada dos destroços da construção da Ponte do Rio Jacui (da plataforma central que desabou em 1958).

Os enlaces abaixo permitem o acesso às matérias postadas no blog sobre o assunto, todas feitas no ano passado, em especial a do dia 25/10/2010, que levantou a questão da falta de defensas. 

Um comentário:

  1. Recebi um e-mail do Miguel, um grande parceiro e navegador, e que possui um site especializado de excelente qualidade na área de navegação"Conjuminando" (ver link abaixo). O comentário mostra que a ponte do vão móvel tem importância estratégica, e sua proteção representa uma grave responsabilidade a ser assumida pelas autoridades públicas.

    "Olá, Hermes!

    No vídeo dá para ver que não dá para errar mesmo.
    http://www.conjuminando.com.br/

    Saudações, Miguel"

    ResponderExcluir