Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

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sábado, 26 de março de 2011

AVISOS AOS NAVEGANTES N.° 5/2011

SEÇÃO III - CORREÇÕES ÀS CARTAS NÁUTICAS
Hidrovias em Geral
l.ª Quinzena de Março


HG 139(T)/93 BRASIL - LAGOA DOS PATOS
Existência de assoreamento
Carta nº 2105
Canal da Feitoria
Assoreamento ao longo do canal, no trecho compreendido entre os faroletes nºs 68 e 71 e as bóias cegas nºs 80 e 83. Face ao estreitamento do canal, o navegante, durante a travessia, deve manter-se entre o eixo longitudinal do canal e a uma distância mínima de 15 metros da margem do canal balizado pelos sinais pares. Relembra-se que o balizamento dista das margens do canal 35 metros, para fora. O navegante neste trecho deve evitar cruzamentos e ultrapassagens de embarcações.
Este Aviso substitui o Aviso Preliminar nº P 83(P)/93.

HG 90(T)/94 BRASIL - LAGOA DOS PATOS
Canal do Gravataí - Proximidades da ilha do Humaitá
Existência de navio soçobrado
Carta nº 2113
Posição - 29º 58'.45 S 51º 12'.15 W
Existência de navio soçobrado na posição, sinalizado por uma bóia de perigo isolado.
Este Aviso cancela o Aviso-rádio nº P 7384/94.

HG 65(T)/95 BRASIL - LAGOA DOS PATOS
Rio Guaíba - Proximidades de Porto Alegre e ilha do Chico Inglês
Existência de navio soçobrado
Cartas nºs 2113 - 2109 - 2111 - 2140
Posição - 30º 01'.00 S 51º 13'.30 W
Existência de navio soçobrado na posição, sinalizado por uma bóia cega de “perigo isolado”.
Este Aviso cancela o Aviso-rádio nº P 7203 e o Aviso Temporário nº S 33(T)/95.

HG 164(P)/96 BRASIL - LAGOA DOS PATOS
Proximidades da Ponta do Melo - Canal do Cristal
Existência de assoreamento
Cartas nºs 2109 - 2111 - 2140
Posição - 30º 04'.30 S 51º 14'.72 W
Existência de assoreamento no canal do Cristal nas proximidades do Fte. Cristal nº 129.
Este Aviso cancela o Aviso-rádio nº P 7675/96.

HG 176(T)/97 BRASIL - LAGOA DOS PATOS
Existência de trechos assoreados
Cartas nºs 2103 - 2105 - 2106 - 2107 - 2108 - 2109 - 2111 - 2112
Balizamento deficiente devido à existência de trechos assoreados, com previsão de restabelecimento após dragagem, comprometendo a segurança da navegação nos canais: São Gonçalo, da Feitoria, do Nascimento,  do Junco, de Belém, do Leitão e das Pedras Brancas. Recomenda-se aos navegantes só demandarem os referidos canais durante o dia, com boa visibilidade e com perfeito conhecimento do local.
Este Aviso cancela o Aviso-rádio nº P 7791 e o Aviso Temporário nº P 127(T)/97.

HG 75(P)/98 BRASIL - LAGOA DOS PATOS
Canais: Coroa do Meio, do Junco, de Belém, do Leitão e das Pedras Brancas - Existência de profundidades menores
Cartas nºs 2103 - 2108 - 2109
Existência de profundidades menores 4,5 metros no canal Coroa do Meio entre os faroletes Coroa do Meio nº 56 e Gambeta nº 55, 4,5 metros nos canais, do Junco e de Belém entre a bóia de luz nº 114 e a bóia cega Belém nº 109, 4,3 metros no canal do Leitão nas proximidades da bóia de luz nº 132 e 4,3 metros no canal das Pedras Brancas entre os faroletes Piava nº 127 e Veleiros do Sul em Vila Assunção.
Este Aviso cancela o Aviso-rádio nº P 7131/98.

HG 31(P)/00 BRASIL - LAGOA DOS PATOS
Proximidades da ponta do Laranjal - Canal da Barra - Alterações na batimetria, no limite do canal e no canal dragado
Cartas nºs 2104 - 2103
Posições: a) 31º 48'.20 S 52º 10'.55 W, b) 31º 48'.22 S 52º 10'.55 W, c) 31º 47'.77 S 52º 11'.77 W,
d) 31º 47'.80 S 52º 11'.78 W, e) 31º 47'.73 S 52º 11'.91 W, f) 31º 47'.75 S 52º 11'.92 W, g) 31º 47'.63 S 52º 12'.21 W, h) 31º 47'.67 S 52º 12'.22 W, i) 31º 47'.51 S 52º 12'.53 W, j) 31º 47'.53 S 52º 12'.54 W, k) 31º 47'.44 S 52º 12'.69 W, l) 31º 47'.46 S 52º 12'.70 W, m) 31º 47'.39 S 52º 12'.91 W.
Os navegantes deverão ter atenção ao novo limite do canal da Barra: Por “BE” entre as posições a), c), e), g), i), k) e m) e por “BB” entre as posições b), d), f), h), j) e l).
Será inserido no novo canal da Barra a anotação “Dragado a 4,3 m (1999)”.
Será cancelado o limite do antigo canal da Barra e a anotação “Dragado a 2.4m (1983)”.

HG 143(P)/03 BRASIL - LAGOA DOS PATOS
Próximo ao canal das Pedras Brancas - Existência de pedras
Cartas nºs 2109 - 2111
Posições: a) 30º 06'.06 S 51º 16'.54 W, b) 30º 05'.87 S 51º 16'.44 W, c) 30º 05'.93 S 51º 16'.19 W,
d) 30º 05'.88 S 51º 16'.13 W, e) 30º 05'.85 S 51º 16'.15 W
Existência nas posições a), b), c), d) e e) de pedra (rocha) submersa perigosa à navegação com profundidade conhecida de 5.4, 2.8, 5.7, 4.1 e 7.2 metros, respectivamente.

* HG 151(T)/10 BRASIL – LAGOA DOS PATOS
Lagoa dos Patos – Canal do Itapuã – Bóia de luz
Fonte: Serviço de Sinalização Náutica do Sul
Válido até: 05-2011
Este Aviso cancela o Aviso-Rádio nº HG 8893/10
Carta nº 2107 Datum: C. Astronômica
Retirar (a lápis) o símbolo de bóia de luz, sinal lateral BB; abaixo do símbolo, a legenda V; e adjacente a ele, a legenda Lp V.5s 5M (no. 88)
30º 24'.020 S 51º 03'.690 W

* HG 152(T)/10 BRASIL – LAGOA DOS PATOS
Lagoa dos Patos – Pontal de S. Antônio – Bóia de luz
Fonte: Serviço de Sinalização Náutica do Sul
Válido até: 05-2011
Este Aviso cancela o Aviso-Rádio nº HG 8898/10
Carta nº 2140 (plano A, Enseada de Tapes)
Datum: C. Astronômica
Retirar (a lápis) o símbolo de bóia de luz, sinal lateral de BB; abaixo do símbolo, a legenda V; e adjacente a ele, a legenda Lp V.5s 5M 
30º 49’.62 S 51º 17’.37 W
Carta nº 2140 Datum: C. Astronômica
Retirar (a lápis) o símbolo de bóia de luz, sinal lateral de BB; abaixo do símbolo, a legenda V; e adjacente a ele, a legenda Lp V.5s 5M
30º 49’.62 S 51º 17’.37 W

AVISOS TEMPORÁRIOS (T), PRELIMINARES (P) e PERMANENTES DA QUINZENA

* HG 2(T)/11 BRASIL – LAGOA DOS PATOS
Lagoa dos Patos – Canal das Pedras Brancas
Área de dragagem
Fonte: Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre
Referências:
[Carta 12000 – Símbolos, Abreviaturas e Termos (3ª ed. 2008) pág. 55 N (62.1 e 63)]
Válido até: 10-04-2011
Este Aviso cancela o Aviso-Rádio nº S 9255/10
Carta nº 2109 Datum: C. Astronômica
Inserir (a lápis):limite de área de dragagem, interligando as posições 30º 06’.256 S 51º 17’.236 W, 30º 05’.787 S 51º 17’.236 W, 30º 05’.787 S 51º 16’.253 W, 30º 06’.256 S 51º 16’.253 W; e no interior da área, a legenda Área de Dragagem; e limite de área de despejo, interligando as posições 30º 06’.225 S 51º 16’.597 W, 30º 06’.062 S 51º 16’.260 W, 30º 06’.605 S 51º 16’.203 W, 30º 06’.597 S 51º 16’.546 W; e no interior da área, a legenda Área de despejo.

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