Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Cem dias da nova gestão portuária no Brasil

Nos cem dias no novo Governo o que aconteceu com a gestão portuária?

Diversamente do setor aeroportuário, sob grave ameaça de não cumprir as obrigações nacionais com a Copa 2014 e Olimpíadas 2016, o portuário teve apenas a mudança do gestor. Os primeiros cem dias serviram apenas para ele "tomar pé na situação", sem solução de continuidade nas obras e ações em andamento, com pequenos ajustes na direção das empresas subsidiárias.

Segundo uma perspectiva de planejamento, o período poderia ser uma oportunidade para pensar no longo prazo, definindo as diretrizes para o futuro.

O Brasil caminha para ser cada vez mais importador de bens industrializados que chegam aos portos em contêineres. As importações serão suportadas pelas exportações de commodities agrícolas e minerais, transportadas a granel e ainda de petróleo e seus derivados em forma líquida. Haverá um crescente desequilíbrio físico, com graneleiros e petroleiros chegando vazios para carregar no Brasil e, por outro lado, portaconteineres descarregando contêineres, sem carga de retorno. Ou quando muito, carregando contêineres vazios.

A prioridade continua sendo a dragagem. Isso favorecerá mais as exportações ou as importações? Ou essa indagação não é pertinente?

O Porto de Açu (na realidade um terminal portuário) seria o exemplo do novo modelo portuário: um porto indústria, com o píer avançando pelo mar, até encontrar as profundidades adequadas, sem necessidade de dragagem.

O que deve ser a opção do planejamento portuário brasileiro: seguir um novo modelo, mais consistente com a logística da globalização ou tentar salvar os seus velhos portos assoreados?

Inteligência Estratégica - Jorge Hori
http://iejorgehori.blog.uol.com.br/

Fonte: PortoGente, Em Debate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário