Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Navios de apoio antártico descarregam material em Rio Grande

Foto Deyver Dias (Arquivo JA)

Os navios polar Almirante Maximiano e de apoio oceanográfico Ary Rongel atracaram, no meio da manhã de quinta-feira, 21, no cais do Porto Novo em Rio Grande, vindos da Antártica. As embarcações participaram da 29ª Operação Antártica (Operantar), que se encerra em agosto deste ano, quando ocorre o último voo de apoio a essa Operantar. No cais do Porto Novo, descarregaram material de acampamentos e de projetos de pesquisa de universidades do Sul do Brasil, como UFRGS, Unisinos e Furg. Também foram desembarcadas vestimentas apropriadas para o frio antártico usadas pela tripulação e pelos pesquisadores.

Todo o material e as roupas descarregados foram levados para a Estação de Apoio Antártico (Esantar), da Universidade Federal de Rio Grande (Furg), localizada no Campus Carreiros. O material dos projetos de pesquisa posteriormente serão retirados da estação pelas universidades responsáveis. A Esantar garante um suporte técnico-científico-administrativo ao Proantar de forma permanente. Compete a ela a guarda, a conservação e a preparação de todo o vestuário do pessoal que vai à Antártica, fornecendo vestimentas e equipamentos especiais que irão possibilitar a locomoção humana no continente gelado.

Após servirem às expedições, os equipamentos que retornam da Antártica, tais como aparelhos de comunicação, veículos para locomoção na neve ou balsas de desembarque, são devidamente recondicionados, sob a supervisão da estação. O Maximiano e o Ary Rongel foram para a Antártica em dezembro de 2010 e atuaram pela segunda vez de forma conjunta no apoio logístico à Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), base brasileira no continente gelado, e ao desenvolvimento de pesquisas científicas na região.

O navio Ary Rongel deixou o Porto Novo às 14h30min de sexta-feira, seguindo viagem para o Rio de Janeiro. O Almirante Maximiano desatracou na manhã de sábado, 23, e seguiu o mesmo destino.

Por Carmem Ziebell
carmen@jornalagora.com.br

Fonte: Jornal Agora, 23/04/2011. Porto Novo

Nenhum comentário:

Postar um comentário