Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

sábado, 16 de abril de 2011

Retirada ilegal de areia é descoberta no Rio Jacui


Uma equipe do Grupo de Polícia Ambiental (GPA/BM), de São Jerônimo, flagrou, ontem, uma draga retirando areia do rio Jacuí de forma ilegal. A dragagem estava sendo realizada a trinta metros da margem, enquanto a legislação determina a distância de 50 metros do leito do curso d''água para a atividade.

A embarcação apreendida estava carregada com aproximadamente 12 metros cúbicos de areia, extraída de maneira irregular, tendo sido tudo apreendido. O responsável pela draga vai responder por crime ambiental, com pena prevista de seis meses a um ano de detenção e multa.

Responsável pela dragagem vai responder processo por crime ambiental<br /><b>Crédito: </b> BRIGADA MILITAR / CP
Responsável pela dragagem vai responder processo por crime ambiental
(Foto: Brigada Militar/CP)

O comandante do GPA, soldado Vladimir Bittencourt, explicou que são feitas fiscalizações constantes para controle das atividades de mineração. Mesmo assim, afirma Bittencourt, é difícil flagrar as dragas trabalhando na distância inferior à autorizada.

De acordo com a Brigada Militar, quando a presença da Polícia ambiental é percebida no rio, os equipamentos costumam ser movidos dos lugares impróprios. "Dessa vez, conseguimos dar o flagrante e impedir a continuidade da extração irregular", enfatizou o comandante do GPA.

Fonte: Correio do Povo, 16-04-2011. CP/Editorias/Geral

9 comentários:

  1. ta ai os barcos fantasma, fantasmas para as autoridades, para quem e responsavel em salvaguardar a regiao, nao, no caso os mineradores, esperamos que pelo menos esse seja punido, e a Fepam que abra os olhos, cade os gps que a Fepam dis controlar, tudo balela

    ResponderExcluir
  2. entao e por isso que as arvores caem ara dentro do rio, aqui perto da casa do meu avo em vale verde uma figueira centenario foi engolida pelo rio.

    ResponderExcluir
  3. 1 - Excelente pergunta: Onde está o sistema de rastreamento por GPS, que permitiria a pronta atuação da Fepam? Ainda bem que o grupo de polícia ambiental da BM, sem GPS, flagrou esse pessoal. Parabéns ao GPA/BM!

    2 - A grande maioria das árvores situadas às margens dos rios caem por causa da dragagem ilegal de areia, que é feita próxima às margens, solapando os barrancos e destruindo a mata ciliar.

    3 - O pior é que existem alguns políticos profissionais, que nada sabem sobre os rios, que pretendem conferir legitimidade a esses predadores, atribuindo-lhes a tarefa de dragar os canais navegáveis.

    4 - A polícia federal está de olho neles ...

    ResponderExcluir
  4. Olá Hermes!

    O sistema de rastreamento é falho e quem fiscaliza não tem acesso aos dados, como é o nosso caso, BM.

    Nessa situação, ocorrida ontem, conseguimos as informações da embarcação com a empresa detentora dos direitos da lavra, a qual repassou as informações, que serão usadas para provar que a embarcação estava operando de maneira irregular.

    Estamos atentos, sempre no intuito de preservar esse nosso rio, digamos que aos trancos e barrancos, com algumas dificuldades, mas não podemos desistir.

    Muito bom seu blog.

    Grande abraço,

    Sd Jonas, 5º GPA São Jerônimo, Brigada Militar

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Jonas, bemvindo a bordo. Parabéns pelo trabalho do GPA em defesa dos nossos rios e do meio ambiente. Abraços, Hermes.

    ResponderExcluir
  6. sempre pesco no rio e canso de ver os barcos retirando areia de noite nas margens, pensei que podia, a pouco souque que e proibido a noite e tambem tao perto da margem, quem deve fiscalizar estes barcos, e a polica ambiental, ou a Fepam, e sobre esse monitoramento por gps, e friu, as seguradoras de automoveis ja nao dao tanto desconto com o equipamento, pois ha outros equipamentos que podem inutilizar este rastreamento, Sd, Jonas fiquem alerta

    ResponderExcluir
  7. Nossa, os minerais não são da União? então não seria da competência da Policia Federal? vi uma reportagem da Zero Hora falando da inauguração de uma delegacia especializada, com equipamento de alta tecnologia, barcos totalmente equipados, para que servem, então se uma simples irregularidade eles não conseguem reprimir, imaginem nossas fronteiras, nosso pais esta perdido!!!
    Rosalinda - Porto Alegre/RS

    ResponderExcluir
  8. Olha só!

    http://www.portaldenoticias.com.br/Geral/PF%20flagra%20extra%E7%E3o%20ilegal%20de%20areia%20no%20Jacu%ED.htm

    ResponderExcluir
  9. este monitoramento e tudo fachada, trabalhei por um tempo em uma draga, era motivo de chacota, e tudo irregular

    ResponderExcluir