Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Movimento em Defesa da Orla pede a Tarso mais debate sobre projeto do Cais do Porto

May 29th, 2011 by Marco Aurélio Weissheimer.


A coordenação do Movimento em Defesa da Orla do Rio Guaíba encaminhou ao governador Tarso Genro um documento com propostas e sugestões referentes ao Projeto de Revitalização do Cais do Porto, na capital. O documento foi entregue ao Chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, em audiência realizada na quinta-feira. O movimento pediu acesso ao projeto, pois tem preocupações quanto aos impactos na mobilidade urbana e no patrimônio histórico e cultural da cidade.

O documento pede que o governo leve em conta o princípio da precaução, em especial quanto à mobilidade urbana, “já que são pensadas cinco mil vagas de estacionamento dentro do Cais do Porto, que serão trazidos a circular no centro histórico da cidade”. O Movimento em Defesa da Orça defende que o projeto do Cais seja integrado ao Centro Histórico da cidade, permitindo a inclusão do Museu das Águas. “A estrutura comercial no centro histórico, carente de revitalização, condena prédios hoje subutilizados ao inteiro sucateamento, criando dois ambientes, um cheio de luzes e outro relegado ao abandono”, diz o texto.

Projeto Cais Mauá: Ilustração mostra estrutura invadindo o canal de navegação *

Os representantes do movimento também defendem a reabertura do debate sobre o projeto com a sociedade. “Queremos a revitalização, desde que esta não implique distorções do crescimento urbano, comprometendo a estrutura histórica da nossa capital”, diz Sylvio Nogueira, da Associação dos Moradores do Centro. Milton Cruz, coordenador do Comitê Multidisciplinar do Museu das Águas, que integra o Movimento em Defesa da Orla do Guaíba, destaca que o objetivo do documento é chamar a atenção para os possíveis impactos ambientais, sociais e culturais do projeto, qualificando assim a opinião do governo do Estado sobre o mesmo.

* Nota do Editor

FonteRS URGENTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário