Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Polêmica na extração de areia

Excluídas de um debate promovido pela Assembleia sobre a suposta escassez de areia para atender às grandes obras previstas no Estado e, em função disso, da necessidade de exploração de areia no Guaíba, Agabritas e Sindibritas/RS esclarecem: as atuais zonas de extração têm capacidade para fornecer o mineral em quantidade suficiente para o previsto. As carências são de infraestrutura e logística para fornecimento. Além disso, defendem que a exploração no Guaíba exigiria amplo debate prévio e zoneamento ambiental. As entidades representam 13 empresas do setor.

Responsável pela dragagem vai responder processo por crime ambiental<br /><b>Crédito: </b> BRIGADA MILITAR / CP
Draga apreendida no Rio Jacui pelo Grupo de  Polícia Ambiental (BM)
Ver matéria do dia 16/04/2011 aqui

Fonte: Correio do Povo, 04/05/2011. Denise Nunes

NOTAS DO EDITOR

1 - É fácil observar que existe uma grande briga entre as empresas que fazem a extração de areia no leito dos rios, especialmente para voltar à dragagem de mineração no Rio Guaíba, atividade que se encontra paralisada em razão de proibição judicial. A proibição decorreu de ação do ministério público estadual, para conter a destruição ambiental que essa atividade estava promovendo no Rio Guaíba.

2 - A verdade vem à tona somente quando eles brigam, e agora se sabe que não existe escassez de areia para as grandes obras previstas em decorrência do Copa do Mundo 2014, falso argumento que tem sido utilizado para pressionar os órgãos públicos a liberarem a extração de areia no Rio Guaíba e, da mesma forma, para ampliar e flexibilizar essa atividade nos demais rios, especialmente no Rio Jacui. As próprias empresas de mineração agora estão dizendo que a areia existente nas atuais áreas de mineração é suficiente para atender futuras demandas excepcionais.

3 - Como pode ser visto, a área da extração mineral areeira é um terreno de areia movediça, onde os dirigentes dos órgãos públicos envolvidos devem caminhar com muito cuidado ...

Um comentário:

  1. Boa noite gostaria de informações sobre areia movediça, referências já que não é muito falado sobre isso. Para trabalho de curso de graduação,

    Aguardo
    Tyrone Andrade de Mello
    Graduando Geografia Ufrgs

    ResponderExcluir