Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Tarso Genro lança Gabinete Digital para ampliar diálogo entre população e Governo

O governador Tarso Genro lançou oficialmente o Gabinete Digital, um site que concentra as novas ferramentas de diálogo entre o Governo do Estado e a população gaúcha, na tarde desta terça-feira (24), no Salão Negrinho do Pastoreio, do palácio Piratini. Cerca de 200 pessoas compareceram ao evento, entre elas, alguns blogueiros* e tuiteiros, como o jornalista Paulo Henrique Amorim, do site Conversa Afiada, que desejou sorte ao governador. "Espero ardentemente que esse Gabinete Digital seja um 'tormento' para o senhor".

Para Tarso, o Gabinete Digital é um projeto de radicalização democrática.

"O cidadão só não atuará nas decisões do Governo se realmente não quiser", afirmou o coordenador do Gabinete Digital, Vinicius Wu, ao explicar o funcionamento das opções de participação que o cidadão terá ao acessar o site www.gabinetedigital.rs.gov.br. Avaliando as possibilidades de interatividade que as novas tecnologias vêm proporcionando, o governador Tarso Genro considerou o Gabinete Digital um "um projeto de radicalização democrática", por utilizar essas tecnologias a favor da população, que poderá participar efetivamente na formulação de políticas públicas.

Prestigiaram a cerimônia o ator José de Abreu, os jornalistas Rodrigo Vianna e Renato Rovai, o poeta Fabrício Carpinejar, os professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Ivana Bentes e Giuseppe Cocco, além de Marcelo Branco, militante na defesa do software livre.

Lançamento do Gabinete Digital, Palácio Piratini , 24/5/2011.

O que é o Gabinete Digital

Baseado em experiências de interatividade da chanceler alemã Angela Merkel, com inspiração também nas iniciativas do presidente dos Estados Unidos, Barak Obama, do governador do Sergipe, Marcelo Déda, e do governador do Ceará, Cid Gomes, o Gabinete Digital apresenta aos cidadãos três formas de opinar, propor e criticar: O Governador Responde, em que a população formula questionamentos e, uma vez por mês, a pergunta mais votada é respondida diretamente pelo governador Tarso Genro; a Agenda Colaborativa, que é o envio de sugestões para as agendas de Interiorização do Governo; e O Governo Escuta, espaço para participação popular, em tempo real, em debates sobre temas de grande interesse da sociedade.

Texto: Carla Kunze
Foto: Caco Argemi
Edição: Palácio Piratini (51) 3210.4305

* O Blog "Hidrovias Interiores participou desse evento, que representa um avanço extraordinário nas relações entre o aparelho de Estado e a população, um salto de qualidade política que somente será plenamente entendido no futuro próximo, mas seus resultados favoráveis à democracia serão imediatos. 

2 comentários:

  1. Parabens Hermes. O blog HIDROVIAS INTERIORES está antenadas em novas experiencias tecnológias democráticas. Espero que a proposta imante outras esferas de governo.
    um abc

    JOSE ALLAMA

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Allama. Também estou seguindo teu blog, que é mais uma iniciativa recente importante para que as hidrovias ocupem esse espaço democrático vital, a blogosfera. Também torço para que o mundo digital, da radicalização da democracia, "contamine" outras áreas mais atrasadas, inclusive por aqui. Sucesso!

    ResponderExcluir