Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Lagoa dos Patos: Mais de oitenta por cento da sinalização noturna está fora de operação

CN 2140 - Sinais fora de Operação na Lagoa dos Patos

Na carta náutica 2140, mostrada acima, aparecem os sinais os sinais luminosos - faróis, faroletes e bóias, indicadores de perigos à navegação (pontas, bancos e cascos soçobrados), em condições de operação e fora de operação. Na rota de navegação comercial existem quinze sinais, sendo que a grande maioria está sob a responsabilidade da administração estadual, pois apenas três estão sob os cuidados da Marinha do Brasil (faróis Capão da Marca e Bojuru, e o sinal do CS Álvaro Alberto). Dos doze restantes, sob a responsabilidade da SPH, apenas dois encontram-se em condições regulares (bóias luminosos Banco do Vitoriano e CS Saturno).

Legenda - CN 2140

Isso significa de 83,33% da sinalização da Lagoa dos Patos, entre o Farol de Itapuã e a Ilha da Feitoria, que é constituída por sinais luminosos, encontra-se fora de operação para a navegação noturna. Os sinais irregulares sob responsabilidade da SPH aparecem em vermelho (os dois sinais em condições regulares estão demarcados na cor verde). Os sinais sob os cuidados da Marinha do Brasil aparecem na cor azul (dois), e o farol do Bojuru, com setor de visibilidade reduzido, aparece na cor laranja.

Os dados acima referidos podem ser visualizados na tabela abaixo, publicada no site da Praticagem da Lagoa, http://www.lagoadospatos.com.br, no espaço destinado ao monitoramento dos sinais náuticos.

Lagoa dos Patos - Monitoramento de Sinais Náuticos

Fonte: Praticagem da Lagoa, Monitoramento dos Sinais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário