Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Navegação aérea: Tarso Genro inaugura nova linha da TAP que liga Lisboa a Porto Alegre

O governador Tarso Genro retornou, no final da tarde deste domingo (12), de missão empresarial à Ásia e Europa, onde manteve reuniões com cerca de 100 grupos principalmente da Coreia do Sul, Espanha e Portugal, com perspectivas de financiamentos para o Rio Grande do Sul. Ele chegou a bordo do voo TP 163 da TAP, o primeiro a ligar a Capital gaúcha à Europa. A aeronave posou às 17h50 no Aeroporto Salgado Filho com 177 passageiros - 160 na classe turística e 17 na executiva.

Governador Tarso Genro e Deputado Estadual Adão Villaverde

"Com esta linha aérea Porto Alegre - Lisboa e Lisboa - Porto Alegre, o Rio Grande do Sul passa a ser uma plataforma política, econômica, cultural e financeira de relação de todo o Mercosul com a Europa. Coloca o Rio Grande do Sul no mapa do mundo com uma linha direta que vai alimentar a indústria, comércio, turismo e relações culturais", afirmou o governador. Tarso Genro ressaltou que este é um momento excepcional, inédito e trata-se de uma conquista do povo gaúcho e de sucessivos governos que vieram valorizando e colocando o RS como um Estado civilizado, democrático e avançado que é o estágio em que nos encontramos hoje.

Durante o voo foram poucos os períodos de sono. Filmes, músicas e muitas conversas sobre a nova relação que o Rio Grande do Sul passa a ter com a Europa, fizeram com que os passageiros ficassem a maior parte do tempo acordados. Pouco antes do pouso, a tripulação - que integra o coral da empresa - brindou os convidados com a música "Porto Alegre é demais".

Linha direta para Europa

O Chefe do Executivo lembrou que, durante as reuniões que mantinha com os empresários asiáticos e europeus, a pergunta que mais ouvia era a de como chegar ao Rio Grande do Sul. "Após as nossas apresentações, os empresários e executivos dos grupos empresariais que nos reunimos elogiavam o que tinham visto, ressaltavam a potencialidade do Estado, sua localização, mas perguntavam como chegar ao Estado. Respondíamos que a partir de domingo disporíamos de uma linha direta unindo o nosso Estado à Europa", lembrou Tarso Genro em seu pronunciamento.

Autoridades gaúchas festejam vôo inaugural Lisboa-Porto Alegre

O vice-presidente executivo da TAP, Luiz da Gama Mór, ressaltou o apoio do governador gaúcho para a efetivação da linha. Ele lembrou que a nova rota da empresa aérea terá quatro frequências semanais entre as cidades de Porto Alegre e Lisboa. Serão disponibilizados mensalmente 2,3 mil poltronas, além de espaço para carga.

"A TAP já é a companhia que mais tem ligações entre Brasil e Europa, a partir de Lisboa, em voos saindo de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Natal, Recife e Salvador, além de Rio de Janeiro e São Paulo. E é um orgulho muito grande colocarmos Porto Alegre neste mapa", disse.

Batismo em solo gaúcho

Vôo Inaugural Lisboa-Porto Alegre: Batismo da aeronave no Salgado Filho

Ao chegar ao Aeroporto Salgado Filho, a aeronave foi batizada com dois jatos de água, um em cada lado, um costume aéreo. Após o ato oficial, com a presença de autoridades e de representantes da empresa, todos foram convidados a fazer uma declaração de amor à cidade de Porto Alegre, em um banner colocado como fundo de palco. Tarso Genro escreveu: "Porto Alegre do Rio Grande do Sul, do Brasil e do Mundo. Viva a TAP".

A TAP operará com as aeronaves: A330, A340 ou A310, dependendo da necessidade e demanda. As pretensões da empresa portuguesa para 2011 não se restringem apenas ao Brasil: a previsão é de que haja um incremento de 17% em números de rotas na Europa, com seis novos destinos, totalizando 49, entre os quais se destacam Atenas e Viena.

Além disso, a TAP está entre as recordistas de transporte de passageiros em 2010, tendo alcançado a marca de nove milhões de pessoas transportadas, o que representa um aumento de 7,7% face ao ano passado. O primeiro recorde da companhia foi atingido em 2008, ano em que a TAP transportou 8,7 milhões de passageiros. A TAP voa para 65 destinos em 31 países e tem, em média, mais de 1.850 voos por semana.

Texto: Paulo Fontoura e Guilherme Gomes
Foto: Caco Argemi
Fonte: Portal do Estado do RS, http://www.estado.rs.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário