Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

sábado, 11 de junho de 2011

Navegação - Sinalização da Lagoa dos Patos está comprometida

Navegando no escuro. Assim estão as embarcações que resolvem singrar a Lagoa dos Patos à noite. A sinalização náutica noturna está precária: 70% dos sinais luminosos - entre faróis, faroletes e boias -, indicadores de perigos à navegação, como pontas, bancos e cascos soçobrados, estão fora de operação.

Existem 15 sinais, entre o Farol de Itapuã e a Ilha da Feitoria, a maioria sob os cuidados da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH). Apenas cinco funcionam. Para o diretor técnico da Praticagem da Lagoa dos Patos, capitão Geraldo Luiz de Almeida, a falta de sinalização é sinônimo de falta de atenção por parte do Estado.

Segundo ele, a travessia da Lagoa é possível mesmo com o balizamento deficiente, com o auxílio dos práticos. No entanto, a sinalização noturna nos canais de acesso - parte Sul entre Rio Grande e Feitoria, e Itapuã até Porto Alegre - é que levam um perigo maior para a navegação da hidrovia. No entanto, o capitão afirma que não chega a existir diminuição do movimento do percurso por esse motivo.

Por: Raquel Bierhals
raquel@diariopopular.com.br

Fonte: Diário Popular, Pelotas. Geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário