Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Porto de Rio Grande: Ibama e Fepam projetam acordo para licenciamento único do porto

IBAMA/FEPAM: Órgãos ambientais trabalharão de forma integrada 
na atualização da nova Licença de Operação do porto (Foto: SUPRG)

Em reunião realizada hoje o Ibama apresentou proposta de repasse à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), inicialmente por meio de acordo de delegação de competência e posteriormente a partir de um Termo de Cooperação, do licenciamento integral dos empreendimentos privados no Porto do Rio Grande.

Pela proposta, os dois órgãos ambientais trabalharão de forma integrada na atualização da nova Licença de Operação do porto, agilizando e uniformizando os procedimentos legais necessários, desonerando os empreendedores e as instituições envolvidas.

Segundo o superintendente do Ibama/RS, João Pessoa Moreira Junior, a partir de agora deverá ser realizado um procedimento único, evitando que os empreendimentos necessitem de licenciamentos diferenciados para as obras terrestres (feito pela Fepam) e obras no mar (Ibama).

O licenciamento para as dragagens dos empreendimentos privados localizados no porto também passará a ser realizado pela Fepam com a participação do Ibama para a uniformização metodológica com a dragagem do canal de acesso.

João Pessoa ressalta, entretanto, que as duas instituições participarão de forma conjunta, de outras etapas do processo de licenciamento: quer na elaboração do Termo de Referência e do Plano de Emergência, quer na realização de audiências públicas ou nos programas de educação ambiental, e ainda no monitoramento da qualidade do ar.

O processo de gestão compartilhada inclui ainda a troca de informações entre os técnicos sobre diferentes procedimentos dos dois órgãos ambientais, bem como a realização de uma nova reunião para apresentação, pelo Ibama, de minuta do Acordo de Cooperação Técnica e da retificação da Licença de Operação.

Participaram da reunião, realizada na sede do Ibama/RS, o superintendente João Pessoa Moreira Junior, o diretor presidente da Fepam, Carlos Fernando Niedersberg, e técnicos dos dois órgãos.

Fonte: Jornal Agora, 31/05/2011. Gestão

Nenhum comentário:

Postar um comentário