Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Uma notícia curiosa: Concepa executa batimetria no braço oeste do Jacui


Há pouco tempo atrás, em 2004, a Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), tinha uma forte presença nos serviços de batimetria e dragagem nessa área do Delta do Jacui, que representa um importante trecho da hidrovia. Veja no link abaixo os trabalhos realizados com recursos próprios - parque de dragagem, equipamentos de batimetria, embarcações auxiliares e pessoal.


Os trabalhos de batimetria automatizada na SPH iniciaram em 2004, com equipamentos e software hidrográfico adquiridos na administração Olívio Dutra (1999/2002) - ecobatímetro digital, receptor DGPS, software Hypack e computador portátil, complementados na gestão Germano Rigotto (2003/2006) com a aquisição de um bote SR hidrográfico, motor de popa, carreta e fornecimento de veículo exclusivo para transporte do pessoal, embarcação e equipamentos.

18/03/2005 - Eng. Lena Souto (DS), Eng. Martins (DH) e Eng. Hermes (DEP) 

Com base nesse trabalho, no final de 2007 a SPH conquistou pela primeira vez, após 56 anos de existência, seu credenciamento junto à Marinha do Brasil (CHM/DHN), obtendo o reconhecimento oficial de entidade extra-marinha executora de levantamentos hidrográficos (LH), com o devido registro da equipe técnica, do engenheiro responsável técnico (RT) e dos equipamentos.

Nesse período, a SPH realizou batimetrias em todo o braço oeste, desde a Ilha Mauá até o Canal Santa Clara, com a finalidade de liberar o trecho para a navegação junto à Marinha do Brasil. Assim, em 2008, encaminhou ao CHM/DHN o respectivo projeto de sinalização náutica do trecho, executado pelo engenheiro civil Giordano Bruno Zani, sob a orientação da Divisão de Estudos e Projetos (DEP), com base nas batimetrias realizadas pela SPH.

O credenciamento deve ser renovado periodicamente, com a reapresentação de toda a documentação original, em especial quando houver mudança do engenheiro responsável (RT), possuidor de atribuições pertinentes a levantamentos hidrográficos (certidão CREA). O credenciamento está suspenso desde fevereiro desse ano, quando a SPH deixou de ter em seus quadros um responsável técnico, engenheiro civil, cuja formação básica atenda os requisitos legais no campo dos levantamentos hidrográficos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário