Documentação Técnica

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* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

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sábado, 30 de julho de 2011

Cais Mauá: Olívio Dutra reúne com direção da SPH e manifesta preocupação com a revitalização do porto

Ficheiro:Cais Mauá 5.jpg
Cais Mauá - Porto de Porto Alegre

Os adversários do processo de revitalização do Cais Mauá, que defendem sua manutenção para atividades portuárias, ganharam um forte aliado, o ex-governador Olívio Dutra. Em encontro realizado com os diretores da Autarquia, Olívio Dutra disse que as atividades culturais e recreativas não devem ser valorizadas em prejuízo das atividades portuárias.

Manifestou, no entanto, admitir propostas relacionadas à atividades culturais e recreativas na área portuária, desde que não prejudiquem a navegação e a movimentação portuária de cargas. Em relação à revitalização do Cais Mauá, para atividades culturais e recreativas, disse que é um espaço que tem "algum" potencial, mas que deve ser discutida a qualificação do transporte hidroviário.

No encontro realizado com os dirigentes da SPH, após o lançamento da Expointer 2011, o ex-governador disse ainda que o RS não aproveita o potencial hidroviário que possui, e que faltam investimentos no setor. 

Veja na íntegra a matéria sobre o assunto no site da SPH.

Nota do Editor

As atividades portuárias foram transferidas para o Cais Navegantes em 2005, inclusive com a remoção dos principais equipamentos de movimentação de cargas (guindastes), local que recebeu novas instalações (balanças, prédio ISPS-Code, etc.) e obras de adequação do cais.

Atualmente, todas as operações portuárias estão sendo realizadas no Cais Navegantes, que possui melhores condições para a movimentação de cargas - duas linhas de armazéns, retroárea portuária e bons acessos hidroviário, ferroviário e hidroviário (sem interferir com as atividades urbanas do centro da Capital).

O velho Cais Mauá, localizado no centro da Capital é, sem qualquer dúvida, mais indicado para receber atividades não portuárias, de cultura, recreação e lazer. Por isso, sempre defendemos sua reurbanização, processo denominado através da expressão "revitalização portuária".

O projeto atual, que criticamos em relação a vários aspectos, recebeu as devidas correções por meio de tratativas entre a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e o Governo do Estado, e será implantado a partir dos próximos dias (encaminhamento dos projetos à PMPA e assinatura do termo aditivo contratual).

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