Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Governador faz reunião de trabalho em São José do Norte

A cidade de São José do Norte recebeu na manhã de sábado a visita do governador do Estado, Tarso Genro. Acompanhado do secretário geral de Governo, Estilac Xavier, do presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Marcus Coester, e do diretor-presidente da Fepam, Carlos Fernando Niedersberg, entre outros, Tarso Genro, que estava em Rio Grande, foi em uma lancha para o município nortense. 

No salão paroquial da Igreja Matriz, junto com o prefeito em exercício, Zeni de Oliveira, realizou uma reunião de trabalho com a comunidade. Conforme o governador, foi um encontro preparatório a decisões para São José do Norte, a partir da qual pretende compor um programa específico de trabalho para a região.

 
Reunião de Tarso Genro com a comunidade na Igreja Matriz
A intenção, segundo Tarso Genro, foi expor o que o governo pretende para a cidade e região e ouvir o que a comunidade quer, visando a organização de um programa de curto, médio e longo prazos. Do prefeito em exercício, ele ouviu que a principal reclamação da comunidade é o transporte aquático na travessia entre Rio Grande e São José do Norte, para o qual são reivindicadas melhorias. Durante o encontro, também falaram representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas e da Câmara Municipal.
Os deputados estaduais Alexandre Lindenmeyer (PT), Miriam Marroni (PT) e Adilson Troca (PSDB), e federal, Fernando Marroni (PT), também expuseram demandas do município, como a travessia a seco entre Rio Grande e São José do Norte. O superintendente do Porto do Rio Grande, Dirceu Lopes, participou do encontro. Ele falou da expansão do porto rio-grandino, que será pelo lado de São José do Norte.

Porto Velho/RG - Governador Tarso Genro e Dirceu Lopes (SUPRG)
Abordando o desenvolvimento que o município nortense deverá vivenciar com a prevista instalação na cidade do Estaleiro EBR e de outros empreendimentos decorrentes da expansão do porto de Rio Grande, o governador alertou que a cidade precisa estar preparada para os benefícios e também para as consequentes demandas sociais e de infraestrutura. Explicou que o Governo está se antecipando nestas questões para que a comunidade se organize, objetivando que os benefícios sejam para todos e não somente para um grupo pequeno.
Entre as demandas prioritárias do município, ainda foram relatadas melhorias na BR-101 e no setor de saúde, qualificação de mão-de-obra, construção de escolas e de uma subestação local da CEEE, as quais serão encaminhadas pelo secretário Estilac Xavier.
Transporte de passageiros
Como a licitação para o transporte de passageiros na travessia entre Rio Grande e São José do Norte foi suspensa por liminar judicial, a Metroplan está avaliando se dará continuidade à licitação com nova abertura de envelopes ou se fará um novo processo licitatório. A tendência é por esta última alternativa, conforme a deputada Miriam Marroni.

Governador Tarso Genro durante a Travessia RG/SJN
Licenciamento para EBR
O presidente da Fepam informou sobre o processo de licenciamento ambiental para o Estaleiro da EBR ser implantado em São José do Norte. Conforme Carlos Fernando Niedersberg, a análise está em uma fase que, em conjunto, Fepam, Governo do Estado, empresa e Ministério Público estão ajustando os termos de referência que garantirão o empreendimento, a preservação ambiental e os necessários aportes de infraestrutura e social.
"Estamos conciliando o olhar ambiental com o social e econômico para chegar a um acordo que contemple a preservação ambiental e agregue o desenvolvimento necessário para a região", explicou, acrescentando que até o final do ano o processo estará finalizado.
Por Carmem Ziebell
carmem@jornalagora.com.br
Fotos: Caco Argemi, Palácio Piratini
Fonte: Jornal Agora, Rio Grande. Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário