Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Lagoa dos Patos - Situação precária dos sinais náuticos revela gestão ineficiente das hidrovias interiores


O Índice de Eficácia (IE, Junho/2011) dos sinais náuticos da Lagoa dos Patos, sob a responsabilidade da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), revela que existe um grave problema de gestão no setor das hidrovias interiores gaúchas, pois é o pior desempenho dos principais sistemas de balizamento hidroviário da região Sul, conforme pode ser visto na tabela acima (DHN/CAMR, Junho/2011).

O valor mínimo admissível do Índice de Eficácia para balizamento de categoria 4, adotado no Brasil,  é de 95% , conforme pode ser visto em DHN/CAMR. Os valores de desempenho da SPH, neste ano e para os últimos 12 meses, são 85,4 % e 70,6 %, respectivamente. No caso da sinalização sob a responsabilidade da Superintendência do Porto de Rio Grande (SUPRG), a situação é diferente, pois os valores do IE superam o valor mínimo, e valem, respectivamente, 98,2 % e 96,3. Ver IE_Maio_2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário