Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

NB Benjamin Constant - Avarias mecânicas interrompem serviços de manutenção dos sinais náuticos

Problemas mecânicos no sistema de arrefecimento e no motor de partida do barco balizador Benjamin Constant, ocorridos na quarta-feira (20) no Canal da Feitoria, interromperam os serviços de manutenção da sinalização náutica no estuário da Lagoa dos Patos.

NB Benjamin Constant atracado junto ao Armazém C-3

As falhas mecânicas ocorreram nas proximidades das Porteiras, denominação dada ao trecho inicial do Canal da Feitoria, antes da curva, e o navio balizador teve que ser rebocado até a área de fundeio localizada junto a esse tramo, operação de salvatagem feita pelo barco de apoio da draga Volzee, que está dragando o trecho norte do canal (denominado "quadrado").

Estuário da Lagoa dos Patos, desde Rio Grande até a Feitoria

A figura acima mostra a região estuarina da Lagoa dos Patos, onde se localizam os canais artificiais sob a responsabilidade da SPH - Setia, Barra do São Gonçalo, Coroa do Meio, Nascimento e Feitoria. Ontem (21), com a ajuda de um mecânico vindo de Pelotas e de um eletricista da empresa Enterpa Engenharia Ltda., que trabalha a bordo da draga Volzee, os problemas foram provisoriamente sanados, permitindo iniciar a viagem de retorno ao porto de Pelotas no final do dia.

A ajuda de embarcações de apoio e pessoal de terceiros foi muito importante para restabelecer, ainda que temporariamente, as condições de navegação do NB Benjamin Constant. As lanchas-rebocadoras da SPH, LR Andrea e LR Marechal Deodoro, sediadas em Pelotas, estão fora de operação há mais de 12 meses, à espera de conserto, causando essa precariedade na prestação dos serviços de manutenção da sinalização náutica.

O retorno do NB Benjamin Constant às fainas de manutenção dos sinais náuticos dos canais da Lagoa dos Patos, que apresentam muitas irregularidades, depende da agilidade e eficiência do processo decisório da SPH.

Fonte: NB Benjamin Constante, http://tinyurl.com/4yqmx7t.

Nenhum comentário:

Postar um comentário