Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Rio Grande: Fepam concede licença de instalação ao Oceanário Brasil

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) concedeu, nesta segunda-feira (11), a Licença de Instalação (LI) para o Oceanário Brasil, projeto que a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) pretende implantar em Parque Ecológico, localizado entre o Cassino e os Molhes da Barra, em uma área de 176 hectares do lado do Oceano Atlântico. A licença aprova a execução da obra no local estabelecido e, a previsão é de que o oceanário fique pronto no final de 2012.

Oceanário Brasil - FURG/Rio Grande

De acordo com a secretária estadual de Meio Ambiente, Jussara Cony, esse projeto trata de uma inovação para o RS e Brasil e que, por isso, todos que contribuíram conjuntamente pela implantação estão de parabésns. "O processo deu entrada na Fepam em 2009 e foi um dos primeiros que tomamos conhecimento do significado, com a audiência concedida ao reitor João Carlos Cousin. Desde esse momento, respeitando a legislação e em consonância com a grandeza nos aspectos científico, tecnológico, econômico, educacional e ambiental, foi dada a agilidade necessária para o licenciamento", destacou Jussara.


Para o presidente da Fepam, Carlos Fernando Niedersberg, é uma grande satisfação assinar hoje a LI do Oceanário Brasil por ter a dimensão da importância do empreendimento para a FURG e para a cidade de Rio Grande. "Com certeza será um importante espaço de divulgação cientifica e grande atrativo turístico para a região."

Com um investimento de R$ 140 milhões, o Oceanário Brasil será dividido em Ala Norte, Sul, Leste, Oeste e Central. Os projetos científico, o de lazer e o turístico deverão contar com Centro de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação Oceanográfica, área de apoio técnico, Espaço Artesanal de Economia Solidária, mirante, teleférico, quiosques, lago e estacionamento. Deverão reproduzir todos os ecossistemas brasileiros, contando com vários aquários. Trata-se de um projeto inédito no País e de grande alcance turístico, científico, tecnológico e educacional, com o qual a Furg pretende alavancar o desenvolvimento da região.

Oceanário Brasil - FURG/Rio Grande

Rio Grande

Rio Grande é uma cidade intrinsecamente ligada ao mar, que possui grande biodiversidade e muitos estudos reconhecidos direcionados ao ambiente marinho. Apesar de viver em uma cidade litorânea, desfrutando da gastronomia típica, do lazer e da renda que a atividade no mar proporciona, a população muitas vezes nem imagina as riquezas que o mar possui. Com o Oceanário, os moradores, estudantes, pesquisadores e turistas terão a oportunidade de conhecer os segredos do Oceano Atlântico e sua relação com as bacias hidrográficas brasileiras.

Texto: Silvana Barletta
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Fonte: Portal do Estado do RS, Portal do RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário