Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Após uma semana encalhado no Guaíba, navio deve voltar a flutuar amanhã

Parte da carga do Santa Katarina está sendo removida

Foi retomada na manhã desta sexta-feira a operação para desencalhar o navio de bandeira panamenha Santa Katarina, imobilizado há uma semana no Guaíba, em Porto Alegre.

Segundo o coordenador de operações da Fertimport — agência de navegação responsável por descarregar a carga — Jarbas Garcia, até a manhã de hoje cerca de 3 mil toneladas de cloreto de potássio já haviam sido removidas da carga total de 14 mil toneladas que estava no navio para uma barcaça, e quantidade equivalente deve ser retirada até o final do dia para uma segunda embarcação auxiliar. A expectativa é que 6 mil toneladas a menos e o auxílio de rebocadores sejam suficientes para que o navio volte a flutuar, após tentativas frustradas de desencalhe sem o esvaziamento parcial.

Seis mil, do total de 14 mil toneladas, serão removidas da carga do navio
(Foto: Emílio Pedroso/Agência RBS)

O início da operação precisou ser postergado até a tarde de ontem por causa da chuva, e pode sofrer novos atrasos hoje em função das condições do clima. Apesar disso, a previsão de reflutuamento do Santa Katarina é mantida para amanhã pela manhã.

A operação, que conta com a participação de um especialista americano, está sendo acompanhada pela Marinha. O Santa Katarina encalhou na última sexta-feira quando estava prestes a atracar no Cais Navegantes, mas acabou saindo do canal e ficando imobilizado próximo à Ilha do Pavão. O navio que saiu de Hamburgo, na Alemanha, tem 189 metros de comprimento, 32 metros de largura e 43 metros de altura.

Fonte: Zero Hora, Plantão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário