Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Carga é retirada para tentar desencalhar navio Santa Katarina

Plano elaborado para remoção da embarcação do canal de navegação deverá ser concluído até amanhã

Barcaças vão tirar 6 mil das 14 mil toneladas de carga do navio de 
bandeira panamenha Santa Katarina (Foto: Diego Vara/Agência RBS)

Quase uma semana depois de o navio Santa Katarina encalhar nas águas do Guaíba, perto do Cais Navegantes, em Porto Alegre, começou ontem a ser posta em prática a operação para fazer a embarcação flutuar de novo.

Elaborado por um especialista americano, o plano de retirada prevê a remoção gradual da carga transportada pela embarcação de bandeira panamenha.

Prevista para começar durante a manhã de ontem, a remoção teve de ser adiada durante algumas horas em razão da chuva.

A operação só pôde ser iniciada por volta das 16h devido às características da carga (cloreto de potássio, um sal usado, entre outras aplicações, em fertilizantes), que impedem seu traslado em dias chuvosos.

— Em dias de chuva não é recomendado o transporte desse tipo de material — disse Richard Grantham, gerente do escritório de Rio Grande da Smit, empresa responsável pela remoção.

A manobra projetada para a operação envolve duas barcaças, que devem remover até o Cais Navegantes 6 mil das 14 mil toneladas da carga da embarcação.

Fonte: Zero Hora, Geral.

Nota do Editor

Os dois navios mercantes que estão sendo utilizados nessa operação de transbordo são embarcações de navegação interior - NM Professor Lelis Espartel e NM Luis Leseigneur de Faria, pertencentes à empresa Frota de Petroleiros do Sul (Petrosul), e cada um deles tem capacidade de carga de 3.200 toneladas.

 N/M Professor Lelis Espartel

Nenhum comentário:

Postar um comentário