Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Contraponto - Quem são os verdadeiros piratas da Somália?

Novamente o norte da África toma as manchetes do mundo todo com visões de crianças famélicas, esquálidas, subnutridas. Desta vez é a Somália e a ONU pede ajuda mundial. E mais uma vez vemos os Estados Unidos e União Europeia posarem de países humanitários.

Mas como a Somália chegou no grau de empobrecimento e desagregação em que se encontra? Quem são os verdadeiros responsáveis por mais uma vez o mundo inteiro assistir a fome matar no Chifre da África?

Mogadishu, Somália, 19/07/2011 (Foto: Reuters/Ismail Taxta)

Os Estados Unidos, países europeus, Japão e China praticam a pesca ilegal, não declarada, não regulamentada no mar territorial da Somália e em outros mares africanos. Na Somália esses países também depositam seus lixos tóxicos.

Essa pesca é proibida em outras regiões do planeta e põe em risco as reservas pesqueiras de países do continente africano.

Apenas pesqueiros da França e Espanha retiram do mar da Somália 500.000 toneladas de atum anualmente. Por ano, 800 barcos pesqueiros aportam em águas territoriais somalianas e lucram quase meio bilhão de dólares. A principal fonte de proteína de um dos países mais miseráveis do mundo é roubada pelos mesmos que posam de países humanitários agora na Somália.


Fonte: http://mariafro.com.br. Maria Frô

Nenhum comentário:

Postar um comentário