Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

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segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Estuário da Lagoa dos Patos I - Canal da Feitoria


Comprimento = 17.200 metros (PK - 228,600 até PK - 245,800)
Largura de Fundo = 80 metros
Cota de Fundo = -6,25 metros (NR/Zero Hidrográfico)
Raio (curva) = 939 metros
Ângulo Central = 280° - 65° - 180° = 35°
Desenvolvimento (curva) = 600 metros
Sobrelargura Máxima (ponto de inflexão) = 70 metros
Tangente de Montante = 15.700 metros
Tangente de Jusante = 900 metros

Esse canal resulta do corte de um banco arenoso, que provoca a redução das profundidades da Lagoa dos Patos ao sul, na zona estuarina. As profundidades da Lagoa dos Patos, desde Itapuã até essa região, são praticamente constantes, permitindo a navegação em condições naturais.

As correntes na Lagoa dos Patos são fortemente influenciadas pelo regime de ventos, em função dos quais sofrem rápidas variações, sendo que nas tempestades mais forte podem atingir velocidades de 1,5 nós desde o canal da Setia até a Ilha da Feitoria e, nos casos mais severos, a velocidade das correntes pode alcançar até 2 nós. Isso merece atenção especial no canal da Feitoria, porque em razão de sua localização e posicionamento as correntes atingem as embarcações pelo través, principalmente no trecho inicial (Porteiras).

Quanto ao regime de ondas, as agitações causam sérias dificuldades à navegação, especialmente às grandes embarcações e aos comboios, e são provocadas pelos ventos que sopram nessa região desabrigada - pequenas altitudes da restinga que separa o sistema lacustre do Oceano Atlântico. O regime de ondas é constituído por vagas que dependem da velocidade e duração dos ventos, das profundidades e do correspondente "fetch". A geometria da Lagoa dos Patos implica a formação das vagas mais importantes pelos ventos de NE e SW e, segundo estimativas teóricas, para ventos de 10 m/s, 15 m/s e 20 m/s, as vagas previstas são de 1,0 m, 1,2 m e 1,5 m, respectivamente.

O ingresso no Canal da Feitoria, no sentido convencional da navegação (upstream), ocorre no trecho chamado "Porteiras", segundo o rumo de 100°, numa extensão reta de 900 metros; após, o navegante deve guinar a bombordo, segundo um ângulo de 35°, até concluir o desenvolvimento da curva (600 metros). O próximo trecho é o mais longo, seguindo o rumo de 65°, com uma extensão de 15.700 metros.

A sinalização náutica é constituída por 24 sinais laterais, cegos e luminosos, a saber:

Boias cegas - 62, 63, 65, 70, 72, 77, 78, e 81;
Boias luminosas - 64, 74, 76, 84 e 86;
Baliza - 75;
Faroletes - 66, 67, 68, 69, 71, 73, 79, 80, 82, e 83

Existe ainda uma boia luminosa indicando os cascos soçobrados Cisne e Guaporema, distantes 800 metros do eixo do canal, situada a 1.200 metros da BL - 84, segundo a marcação de 207°, com as seguintes características: Lp(2)B.5s.   

SITUAÇÃO DO BALIZAMENTO (DHN, 07/08/2011)

HG 7925/10 - CARTA 2103
BOIA CEGA NR 62 31-43.27S 052-00.97W – DESAPARECIDA.
HG 7735/10 - CARTA 2105 BOIA DE LUZ C. S. CISNE
31-41.32S 051-54.03W– DESAPARECIDA.
HG 7734/10 - CARTA 2105
BOIA CEGA NR 77 31-42.32S 051-57.30W – FORA DE POSIÇÃO.
HG 7733/10 - CARTA 2105
BOIA CEGA NR 75 31-42.38S 051-57.52W – DESAPARECIDA.
HG 7732/10 - CARTA 2105
BOIA CEGA NR 70 31-42.62S 051-58.40W – DESAPARECIDA.
HG 7731/10 - CARTA 2105
BOIA CEGA NR 65 31-43.43S 052-00.45W – FORA DE POSIÇÃO.
HG 7730/10 - CARTA 2103
BOIA CEGA NR 63 31-43.35S 052-01.00W – DESAPARECIDA.

1 - SITUAÇÃO ATUAL DO BALIZAMENTO

HG 8564/09 - CARTA 2103, 2105 
FAROLETE FEITORIA NR 67 31-43.47S 052-00.18W – SUBSTITUÍDO TEMPORARIAMENTE POR BOIA DE LUZ COM AS MESMAS CARACTERÍSTICAS.
FAROLETE FEITORIA NR 83 31-41.67S 051-55.76W – SUBSTITUÍDO TEMPORARIAMENTE POR BOIA DE LUZ COM AS MESMAS CARACTERÍSTICAS.
FAROLETE FEITORIA NR 79 31-41.97S 051-56.54W – SUBSTITUÍDO TEMPORARIAMENTE POR BOIA DE LUZ COM AS MESMAS CARACTERÍSTICAS.

2 - EXISTÊNCIA DE CALÕES

HG 7680/06 - CARTAS 2102 E 2105
CALÕES INVADINDO O CANAL NAS PROXIMIDADES DA BOIA CEGA NR 65; E ENTRE O FAROLETE NR 68 E O FAROLETE NR 71. RECOMENDA-SE CAUTELA.
HG 7296/05
CALÕES INVADINDO O CANAL ENTRE A BALIZA NR 75 E BOIA DE LUZ NR 74. RECOMENDA-SE CAUTELA.

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