Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

sábado, 20 de agosto de 2011

Falha nova tentativa de desencalhe do N/M Santa Katarina

Após descarregar cerca de 6 mil toneladas de carga do N/M Santa Katarina, hoje (20), por volta das 10:30, reiniciaram os serviços dos rebocadores na operação de desencalhe do navio encalhado em frente ao Armazém D-4, junto à Ilha do Pavão.

A embarcação está encalhada desde sexta-feira (12), após uma manobra de giro na bacia de evolução do Cais Navegantes, que possui limitações para navios de grande porte, sob a ação de forte corrente causada pelas chuvas (regime de cheia).

N/M Santa Katarina, encalhado junto à Ilha do Pavão (Foto: Diego Vara, ZH)

A medida de descarga parcial do navio (transbordo) foi adotada após tentativas frustadas de desencalhe por meio de rebocadores, situação que tornou-se mais difícil com diminuição do nível d'água do Rio Guaíba. Até às 11:45 de hoje (20), a ação dos rebocadores mostrou-se infrutífera. Nesses caso, além da reação do solo à tração dos rebocadores, pode ocorrer um "atolamento", com o surgimento do efeito de sucção sobre o casco, aumentando sobremaneira a resistência aos esforços de desencalhe.

Ao que tudo indica, será necessário esvaziar totalmente a embarcação e, se isso não for suficiente, deverá ser considerada a alternativa de dragagem junto ao casco para eliminar o efeito de atolamento, solapando o material de contenção com o objetivo de eliminar/reduzir efeito de vácuo (sucção).

Nenhum comentário:

Postar um comentário