Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Foz do Rio dos Sinos - Famílias ilhadas pelo Sinos e Jacuí

Cinquenta e duas famílias que vivem na Prainha do Paquetá, em Canoas, estão isoladas pela cheia do Rio dos Sinos. Outras sete foram retiradas de suas residências e levadas para a casa de parentes. Ontem, o acesso só era possível de barco. A Defesa Civil do município monitora a região. O local fica no ponto onde se encontram o Sinos e o Jacuí, que recebem água de outros rios.

Prainha de Paquetá, Rio dos Sinos (Foto: Arthur Puls)

O vento Sudoeste contribuiu para o represamento das águas. Ontem pela manhã, o rio estava 1,83 metro acima do nível normal. Um homem precisou de atendimento médico e foi resgatado por um veículo 4x4 da Defesa Civil, pois a ambulância do Samu não conseguiu ultrapassar a barreira de água. 

Conforme o coordenador da Defesa Civil da Canoas, Mauro Guedes, uma mudança de direção do vento para o Sul pode complicar a situação na região. "Nossas equipes estão monitorando o Paquetá. Retiramos crianças e deficientes físicos de barco. Muitas pessoas que já construíram suas casas mais altas preferiram arriscar com medo de arrombamentos", disse. Por enquanto, ele descartou a necessidade do corte no fornecimento de energia elétrica. Até hoje, doações às famílias do local podem ser entregues nos bombeiros na av. Santos Ferreira, 965.

Nota do Editor: Segunda-feira (01), às 8:00, a leitura da régua da Harmonia (SPH) registrou 1,85 metros.

Fonte: Correio do Povo, 01-08-2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário