Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Novo encalhe no Porto da Capital - N/M Zeynep Kiran encalha ao sair do porto

O navio Zeynep Kiran, de bandeira turca, encalhou hoje (18, 10:00), em frente ao Armazém A-4, próximo à bacia de fundeio do Cais Mauá. O encalhe ocorreu imediatamente após sua saída do Cais Navegantes, onde descarregou 7,945 mil toneladas de fertilizantes (superfosfato simples e superfosfato triplo).

 N//M Zeynep Kiran, Turkey Flag

O N/M Zeynep Kiran (IMO 9015577) possui as seguintes características: 180 m de comprimento, 25 m de largura, TWD 29 mil toneladas, DOB 2001 e calado de 10,4 metros de calado (plena carga). Às 11:00, aproximadamente, o navio conseguiu se safar por conta própria, sem auxílio de rebocadores, pois estava praticamente vazio, apenas com água de lastro.

Carta Náutica 2109 

O encalhe ocorreu junto à zona de fundeio do Cais Mauá, sobre uma coroa que se projeta desde a Ilha da Pólvora, no Delta do Jacui. É provável que devido à curta duração acidente o encalhe não seja informado à Delegacia da CP/RS, e que não seja aberto inquérito para investigar as causas e apurar responsabilidades (IAFN).

2 comentários:

  1. Hermes, a situação em POA está complicada! Dizem que o Santa Katarina é o novo cartão postal da cidade, da mesma maneira que o "Tião" na cidade de Pelotas. Nossos portos se tornaram locais de desova de sucatas? Navio bom é navio que sempre está a navegar! E mais, existe ainda o Frotargentina mas parece que esse está pré-destinado à ir para o corte nas imundas praias de Alang. Saudações. João Luís Cunha.

    ResponderExcluir
  2. Não faria mal balizar aquela coroa...

    ResponderExcluir