Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Taxas de Assoreamento nos Canais Navegáveis do Rio Guaíba e da Lagoa dos Patos


Fonte: Gabinete de Planejamento e Coordenação, GPC/DEPRC, 1969. Canais de Acesso ao Porto de Porto Alegre - Introdução ao Estudo do seu Aprofundamento (Eng. Edú Baroni, Diretor Técnico).
Nota do Editor

A demanda anual de dragagem de manutenção para o calado de 17 pés (5,18 metros), considerando os canais no gabarito e os dados da tabela acima, é de 365.562,30 metros cúbicos, a serem dragados nos canais artificiais do Rio Guaíba e da Lagoa dos Patos. Por óbvio, existe um passivo de dragagem, um estoque de assoreamento decorrente de falta de dragagem em períodos anteriores, que deve ser previamente removido.

No Delta do Jacui existem mais três canais - Navegantes, Furadinho e Rio das Balsas, que também apresentam o gabarito de 5,18 metros de calado (profundidade de 6,00 metros); nesse caso, e adotando a taxa de assoreamento anual dos canais do Rio Guaíba, teríamos um volume adicional de 26.858,50 metros cúbicos anuais. Assim, a demanda anual de dragagem de manutenção nos canais da Lagoa dos Patos, Rio Guaíba e Delta do Jacui é da ordem de 392.421,15 metros cúbicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário