Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

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segunda-feira, 19 de setembro de 2011

AvN n.° 17/2011, 1.ª Quinzena/Setembro/2011 - Dragagem e Assoreamentos - Situação inalterada desde Janeiro/2011




NOTA DO EDITOR

Abaixo aparecem as restrições existentes na primeira quinzena de janeiro de 2011 e, como se pode observar no quadro acima, a situação dos assoreamentos não mudou, apesar dos elevados gastos da SPH com a dragagem contratada com a empresa Enterpa Engenharia Ltda. 

HG 139(T)/93 BRASIL - LAGOA DOS PATOS
Existência de assoreamento Carta nº 2105
Canal da Feitoria
Assoreamento ao longo do canal, no trecho compreendido entre os faroletes nºs 68 e 71 e as bóias cegas nºs 80 e 83. Face ao estreitamento do canal, o navegante, durante a travessia, deve manter-se entre o eixo longitudinal do canal e a uma distância mínima de 15 metros da margem do canal balizado pelos sinais pares. Relembra-se que o balizamento dista das margens do canal 35 metros, para fora. O navegante neste trecho deve evitar cruzamentos e ultrapassagens de embarcações. Este Aviso substitui o Aviso Preliminar nº P 83(P)/93.

HG 90(T)/94 BRASIL - LAGOA DOS PATOS
Canal do Gravataí - Proximidades da ilha do Humaitá - Existência de navio soçobrado
Posição - 29º 58'.45 S 51º 12'.15 W
Existência de navio soçobrado na posição, sinalizado por uma bóia de perigo isolado. Este Aviso cancela o Aviso-rádio nº P 7384/94.

HG 65(T)/95 BRASIL - LAGOA DOS PATOS
Rio Guaíba - Proximidades de Porto Alegre e ilha do Chico Inglês - Existência de navio soçobrado
Cartas nºs 2113 - 2109 - 2111 - 2140
Posição - 30º 01'.00 S 51º 13'.30 W
Existência de navio soçobrado na posição, sinalizado por uma bóia cega de “perigo isolado”. Este Aviso cancela o Aviso-rádio nº P 7203 e o Aviso Temporário nº S 33(T)/95.

HG 164(P)/96 BRASIL - LAGOA DOS PATOS
Proximidades da ponta do Melo - Canal do Cristal - Existência de assoreamento
Cartas nºs 2109 - 2111 - 2140
Posição - 30º 04'.30 S 51º 14'.72 W
Existência de assoreamento no canal do Cristal nas proximidades do Fte. Cristal nº 129. Este Aviso cancela o Aviso-rádio nº P 7675/96.

HG 176(T)/97 BRASIL - LAGOA DOS PATOS
Existência de trechos assoreados
Cartas nºs 2103 - 2105 - 2106 - 2107 - 2108 - 2109 - 2111 - 2112
Balizamento deficiente devido à existência de trechos assoreados, com previsão de restabelecimento após dragagem, comprometendo a segurança da navegação nos canais: São Gonçalo, da Feitoria, do Nascimento, do Junco, de Belém, do Leitão e das Pedras Brancas. Recomenda-se aos navegantes só demandarem os referidos canais durante o dia, com boa visibilidade e com perfeito conhecimento
do local. Este Aviso cancela o Aviso-rádio nº P 7791 e o Aviso Temporário nº P 127(T)/97.

HG 75(P)/98 BRASIL - LAGOA DOS PATOS
Canais: Coroa do Meio, do Junco, de Belém, do Leitão e das Pedras Brancas - Existência de profundidades menores
Cartas nºs 2103 - 2108 - 2109
Existência de profundidades menores 4,5 metros no canal Coroa do Meio entre os faroletes Coroa do Meio nº 56 e Gambeta nº 55, 4,5 metros nos canais, do Junco e de Belém entre a bóia de luz nº 114 e a bóia cega Belém nº 109, 4,3 metros no canal do Leitão nas proximidades da bóia de luz nº 132 e 4,3 metros no canal das Pedras Brancas entre os faroletes Piava nº 127 e Veleiros do Sul em Vila Assunção. Este Aviso cancela o Aviso-rádio nº P 7131/98.

HG 31(P)/00 BRASIL - LAGOA DOS PATOS
Proximidades da ponta do Laranjal - Canal da Barra - Alterações na batimetria, no limite do canal e no canal dragado
Cartas nºs 2104 - 2103
Posições: a) 31º 48'.20 S 52º 10'.55 W; b) 31º 48'.22 S 52º 10'.55 W; c) 31º 47'.77 S 52º 11'.77 W; d) 31º 47'.80 S 52º 11'.78 W; e) 31º 47'.73 S 52º 11'.91 W; f) 31º 47'.75 S 52º 11'.92 W; g) 31º 47'.63 S 52º 12'.21 W; h) 31º 47'.67 S 52º 12'.22 W; i) 31º 47'.51 S 52º 12'.53 W; j) 31º 47'.53 S 52º 12'.54 W; k) 31º 47'.44 S 52º 12'.69 W; l) 31º 47'.46 S 52º 12'.70 W; m) 31º 47'.39 S 52º 12'.91 W.
Os navegantes deverão ter atenção ao novo limite do canal da Barra: Por “BE” entre as posições a), c), e), g), i), k) e m) e por “BB” entre as posições b), d), f), h), j) e l). Será inserido no novo canal da Barra a anotação “Dragado a 4,3 m (1999)”. Será cancelado o limite do antigo canal da Barra e a anotação “Dragado a 2.4m (1983)”.

HG 143(P)/03 BRASIL - LAGOA DOS PATOS
Próximo ao canal das Pedras Brancas - Existência de pedras
Cartas nºs 2109 - 2111
Posições: a) 30º 06'.06 S 51º 16'.54 W; b) 30º 05'.87 S 51º 16'.44 W; c) 30º 05'.93 S 51º 16'.19 W; d) 30º 05'.88 S 51º 16'.13 W; e) 30º 05'.85 S 51º 16'.15 W
Existência nas posições a), b), c), d) e e) de pedra (rocha) submersa perigosa à navegação com profundidade conhecida de 5.4, 2.8, 5.7, 4.1 e 7.2 metros, respectivamente.

Fonte: DHN/CHM, Avisos aos Navegantes.

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