Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Porto do Rio Grande participa do Congresso Navegar 2011

A abertura oficial teve a presença do Superintendente do porto, Dirceu Lopes, que também palestrou sobre o Porto do Rio Grande e o Mercosul. Após, ele participou de um Painel Debate sobre “A realidade atual das hidrovias do RS”.

Dirceu Lopes também abordou os projetos e as perspectivas para o porto gaúcho

Nesta sexta-feira (2), tem encerramento o Congresso Navegar 2011, que ocorre desde quarta-feira (31), no Novotel, em Porto Alegre. O evento é realizado pela revista Conexão Marítima e tem o patrocínio da Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg). A temática desenvolvida é “O comércio internacional e os desafios ambientais”.

A abertura oficial teve a presença do Superintendente do porto, Dirceu Lopes, que também palestrou sobre o Porto do Rio Grande e o Mercosul. Lopes destacou primeiramente os avanços obtidos sobre a complementaridade com os portos da Argentina e do Uruguai através do 1º Encontro Regional de Protagonistas Portuários, realizado esta semana, em Montevidéu. Segundo ele, a Costa Leste da América do Sul precisa possuir um hub port (concentrador de cargas) e com calado consolidado.

O superintendente também abordou os projetos e as perspectivas para o porto gaúcho. “Queremos qualificar cada vez mais o Porto do Rio Grande. Nós temos que colocar o porto na agenda política e começar a discutir os entraves burocráticos. Nós precisamos ter agilidade. Com trabalho e preparação, buscamos torná-lo mais efetivo e eficiente”, assegurou.

Conforme Lopes, o governo do Estado tem como prioridade fazer o porto funcionar bem e tendo projetos, é possível conseguir recursos federais. “O Porto do Rio Grande não é mais só da cidade, é do Rio Grande do Sul e do Mercosul. Estamos fazendo prospecções e estamos atentos ao mercado. É preciso aproveitar a expertise, os bons operadores portuários e a mão-de-obra especializada”, finalizou.

Após a palestra, o superintendente do porto participou também de um Painel Debate sobre “A realidade atual das hidrovias do RS”.

Lorena Barros Garibaldi
Assessoria de Comunicação Social
Superintendência do Porto do Rio Grande

Fonte: Superintendência do Porto de Rio Grande, SUPRG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário