Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Portos: outro ponto de vista *

Ao contrário do presidente da ABTP, Wilen Manteli, que considera uma ameaça a federalização dos portos prevista em projeto de lei que tramita no Congresso, o engenheiro Hermes Vargas dos Santos, técnico de carreira da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) e autor do blog http://hidroviasinteriores.blogspot.com, considera a possibilidade uma solução para a situação precária de portos e hidrovias. 

"A União tem recursos e, felizmente, ainda não abandonou totalmente os princípios da gestão profissionalizada", diz ele. O engenheiro atribui o que define como estagnação do setor ao desmonte promovido pelos governos estaduais, através do preenchimento de cargos por critérios políticos e não por qualificação profissional.

Recurso federal I

Rio Grande - Terminal Tergrasa (ex-TTS)
Foto: Termasa-Tergrasa, www.termasa.com.br

Hermes dos Santos diz ainda que o porto marítimo de Rio Grande e os portos fluviais de Porto Alegre, Pelotas e Estrela foram construídos com dinheiro federal assim como as expansões e melhorias posteriores.

Recurso federal II

Eclusa de Bom Retiro do Sul
Foto: Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Taquari

"Da mesma forma, a construção das eclusas nos rios Jacuí (Amarópolis, Dom Marco e Fandango) e Taquari (Bom Retiro) são investimentos do governo federal, responsável também pela manutenção", afirma ele.

* Denise Nunes

Fonte: Correio do Povo, 26-09-2011. Denise Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário