Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Assembléia Legislativa debate sistema hidroviário do RS

Hidrovias em discussão na ALRS (Foto: Marco Couto/Agência ALRS)

A Comissão de Segurança e Serviços Públicos da ALERGS realizou segunda-feira (24)  audiência pública sobre o tema “Sistema Hidroviário no Rio Grande do Sul", para tratar da expansão do setor à luz dos aspectos geográficos do Estado.

O deputado Luis Fernando Schmidt (PT), presidente da Comissão, ressaltou a importância  das hidrovias gaúchas e a necessidade do transporte multimodal para o desenvolvimentdo Rio Grande do Sul. O parlamentar afirmou que é necessário de transformar o investimento no sistema hidroviário numa política de Estado, independente de governos. 

O deputado Carlos Gomes (PRB), proponente do evento, enfatizou que audiência pública possibilitou a troca de informações entre autoridades, especialistas e usuários do sistema hidroviário gaúcho. Avaliou que os investimentos públicos em dragagem são insignificantes em comparação ao que é gasto na manutenção de rodovias. Disse ainda que existe um passivo de obras de dragagem, e que sua execução é necessária ao escoamento produção de muitas regiões do Rio Grande do Sul. 

O representante do Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (Senge/RS), engenheiro Hermes Vargas dos Santos, discorreu sobre o sistema hidroviário do RS mostrando que da década de 70 até hoje ocorreu uma diminuição significativa do total de cargas transportadas pelas hidrovias no estado.  Ele considera fundamental que o Rio Grande do Sul volte a ter uma política hidroviária, materializada num plano hidroviário atualizado, com objetivos e metas claramente definidas.

Também participaram da audiência pública representantes da Antaq, AHSul, Seinfra, ABTP, Marinha do Brasil, Sindicato dos Armadores do RS, SUPRG, SPH, Ulbra, Fiergs, Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do RS, além de secretários municipais e vereadores. 

Fonte: Assembléia Legislativa do RS, http://www.al.rs.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário