Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Sistema Hidroviário do RS em pauta na Assembleia Legislativa

N/M Professor Lelis Espartel (Foto: Hermes Vargas dos Santos)

Uma audiência pública da Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa promoverá a discussão, na próxima segunda-feira (24), sobre as condições do sistema hidroviário no Rio Grande do Sul. Proposto pelo deputado Carlos Gomes, o encontro tratará da relação entre as possibilidades geográficas do Estado e a expansão do setor, buscando caminhos para estimular o modelo de transporte. Esta é mais uma das tantas audiencias já realizadas pela Assembléia, sem resultado prático.

Segundo informações da Celulose Rio Grandense, a empresa tem uma produção anual de 450 mil toneladas. Desse total, 400 mil são transportados para Rio Grande por meio de barcaças. “Essas 400 mil toneladas caberiam em mais de 13 mil caminhões, dependendo do modelo até 14 mil veículos que deixam de trafegar por nossas estradas, evitando acidentes e desgaste das rodovias. Um exemplo claro de como esse meio de locomoção, além de mais econômico, ajuda a poupar vidas”, destaca Carlos Gomes, que planeja a possibilidade da criação de uma Frente Parlamentar para viabilizar o transporte hidroviário no Estado.

Foram convidados representantes do Poder Executivo Estadual, dos municípios, além de instituições e entidades envolvidas no tema. Já está confirmada a presença dos representantes do Porto de Rio Grande, Dirceu Silva Lopes e Luiz Gustavo Garima; do diretor de Hidrovias da Superintendência de Portos e Hidrovias do Estado, Pedro Homero Flores Obelar; do representante do Comando da Marinha do Brasil, Sérgio Luís Corrêa de Vasconcelos; do professor da Unisinos João Hermes Junqueira; do presidente do Sindicato dos Armadores de Navegação Interior dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul (Sindarsul), Fernando Ferreira Becker.

Fonte: Integração Notícias, 20-10-2011. Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário