Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

sábado, 29 de outubro de 2011

A volta da doca *

* Luís Bissigo

Antes de Porto Alegre ser apartada do seu querido – porém maltratado – Guaíba pelo muro da Avenida Mauá, a doca do armazém B3 era muito frequentada e fazia parte do dia a dia dos moradores da Capital – e também dos que habitavam as cidades que ficam às margens dos rios que compõem o delta do Jacuí.

A doca do armazém B3 nos anos 1960. 
Foto: José Abraham, acervo de Alfonso Abraham.

Era dali que saíam os barcos de passeio e excursões. Era ali que chegavam as embarcações repletas de laranjas e bergamotas vindas da região do Taquari. Quem comprava em quantidade conseguia preços vantajosos, e muitos cruzavam a cidade para adquirir as frutas.

A doca por outro ângulo, com o antigo prédio da Secretaria da Educação em destaque. 
Foto: José Abraham, acervo de Alfonso Abraham.

Um faquir chamado Silk, certa feita, fez da doca o palco de demonstração da sua habilidade. Mergulhou acorrentado dentro de um saco e, minutos depois, veio à tona para alívio geral dos espectadores.
A partir de hoje, com a inauguração da linha de catamarãs entre Guaíba e Porto Alegre, a doca do armazém B3, onde fica o terminal, poderá reviver, quem sabe, seus movimentados dias do passado.
Fonte: Almanaque Gaúcho Ricardo Chaves, Blog Almanaque Gaúcho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário