Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

domingo, 6 de novembro de 2011

Hidrovias na Alemanha: Elevador de barcos de Niederfinow

 Zilton Gomes da Silva *

Espero que a navegação interior seja implantada algum dia no nosso querido RS, trazendo todas as vantagens economicas, ambientais e sociais que tanto o nosso povo merece.

Recentemente, em viagem de recreio pela Europa, me deparei com um interessante elevador de barcos, no estado alemão de Brandenburg, na simpática localidade de Niederfinow.

The Niederfinow Boat Lift

O sistema, para permitir navegação no rio Odra(Oder) e longos canais artificiais que ligam a Polonia à Alemanha, entrou em operação em 1934 e funciona até hoje, transportando mais de 2.000.000 de toneladas de carga anualmente.

View of the boat lift from the west

Ele vence um desnivel de cerca de 36m, e existem outras eclusas na região.

Schematic cross-section of the boat lift

Atualmente está sendo construido outro elevador, ao lado do existente, que funcionará pelo mesmo sistema, porém um pouco maior, que permitirá a passagem de barcaças um pouco maiores.

O fato que me surpreendeu foi o pequeno calado das muitas chatas que estavam operando, em torno de 2,0m, ou menos e transportavam em comboio 2x600t; ou seja, com uma profundidade que achamos muito baixa em canais artificiais, o pessoal transporta comboios de 1.200t.

O material da operadora dos canais a respeito da obra, Wasser- und Schifffahrtsamt Eberswalde das Bundes, pode ser visto e descarregado no link Elevador Fluvial de Niederfinow.

* Veleiro Travesso

Nota do Editor

Zilton Gomes da Silva, um parceiro defensor das nossas hidrovias (e leitor qualificado do blog "Hidrovias Interiores - RS"), encaminhou a matéria acima sugerindo sua publicação aqui no blog. A matéria é excelente, e deve ser compartilhada. Destaco a observação feita a respeito dos calados na Europa, menores que os proporcionados por nossas hidrovias, corroborando o que tenho defendido para as hidrovias do RS.  Ver Hidrovias Europeias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário