Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Navegação no Rio Taquari já é prejudicada pela estiagem

Algumas embarcações não podem mais utilizar a Barragem de Bom Retiro do Sul

Na Barragem de Bom Retiro do Sul, nível do Rio Taquari está abaixo do normal
 Foto: Ilocir José Führ/Especial

Luane Magalhães
luane.magalhaes@gruporbs.com.br

Com a estiagem, o Rio Taquari já sofre restrições quanto a navegação. Embora a profundidade seja normal, de 13 metros pelas medições do Porto de Estrela, abaixo da Barragem de Bom Retiro do Sul, a situação muda. Segundo Dorico Brito, técnico de operações fluviais da barragem, na parte baixa não há condições para navegação de embarcações de calado superior a 2,2 metros.

Há duas semanas, empresas que utilizam o rio para transporte de mercadorias tem que carregar as embarcações com cerca de 25% da capacidade total dos navios para poder navegar pelo leito do rio. Essa redução de volume transportado pode acarretar aumento no custo da produção uma vez que as empresas têm que fazer mais viagens com a carga.

Quanto ao abastecimento, a situação ainda é considerada normal.

Fonte: Zero Hora, Novembro Árido.

NOTA DO EDITOR

Onde a notícia se refere à "profundidade normal" de 13 metros, deve ser entendido como cota média da superfície da água em relação ao nível médio do mar (zero do mar), pois o calado de navegação do Rio Taquari é de 2,5 metros (correspondente à profundidade de 3 metros). Se a "profundidade normal" do Rio Taquari fosse dessa ordem, de 13 metros, o porto de Estrela poderia receber navios de cabotagem e até de longo curso. Não é o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário