Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

sábado, 26 de novembro de 2011

Rio do Sinos está um metro abaixo da média para o período

O baixo nível do rio, baixa também a quantidade de oxigênio na água e deixa em risco a vida de peixes

Rio do Sinos está um metro abaixo da média para o período  Miro de Souza/Agencia RBS
Na manhã desta sexta-feira rio estava com 1,3 m
Foto: Miro de Souza / Agência RBS

Álisson Coelho
alisson.coelho@zerohora.com.br

A seca do Rio do Sinos é uma das piores dos últimos anos. De acordo com dados do Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio do Sinos (Pró-Sinos) a média histórica no nível para o período de seca é de 2,5 m na régua do Serviço Municipal de Água e Esgoto de São Leopoldo (Semae). Na última segunda-feira o Sinos estava com apenas um metro.

Na medição realizada na manhã desta sexta-feira, o rio teve uma pequena melhora, estava com 1,3 m.

— Essa melhora ainda está muito longe do que o rio precisa e se deve provavelmente a diminuição de captação de água de alguns plantadores de arroz. A situação é crítica — explica o diretor-executivo do Pró-Sinos, Júlio Dorneles.

Com o baixo nível do rio, baixa também a quantidade de oxigênio na água, deixando em risco a vida dos peixes do manancial. O nível aceitável é de 3 a 5 mg por litro de água. Atualmente o Sinos está com 2 mg por litro.

— Os níveis são abaixo da média mesmo para períodos de seca. O pior é que não há previsão de chuva até o final da semana que vem, e mesmo essa precipitação deve ser pequena — aponta Dorneles.

Fonte: Zero Hora, Geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário