Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Portos, Hidrovias e as Universidades - Uma relação produtiva de aprendizado mútuo a ser resgatada


Desde 1951, o corpo técnico da SPH (ex-DEPRC) mantém uma relação produtiva importante com as universidades, permitindo aos alunos o aprendizado com profissionais qualificados e experientes nas áreas de portos e hidrovias, através de aulas/palestras técnicas. Em contrapartida, a academia proporciona a atualização constante desses quadros técnicos, através do conhecimento de novos processos e tecnologias do sistema de transportes nas áreas de engenharia e economia.

Nem poderia ser diferente, pois entre os fundadores e professores das escolas de engenharia da UFRGS e da PUCRS, por exemplo, estavam presentes profissionais da SPH, tais como os engenheiros José Leite de Souza, Abreu Lima, Flávio Fett, Sérgio da Costa Matte, Benito Boni, Antonio Patrício de Mattos, dentre outros. Mas a partir do governo Amaral de Souza (PP, ex-ARENA), a administração pública voltou a ser partidarizada e, com esse processo de desprofissionalização, a estrutura pública, antes ocupada por profissionais de alta qualificação, foi totalmente ocupada pelos partidos políticos, que não costumam observar os princípios básicos da meritocracia.

É possível resgatar a situação histórica anterior, de seriedade e competência técnica? Nas atuais condições da conjuntura política brasileira, de incompetência e corrupção, isso parece ser impossível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário