Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Dragagem de Areia em Cava - Crime ambiental e corrupção em Viamão

Ministério Público e Polícia Civil cumprem mandados de busca na prefeitura de Viamão.


Nesta segunda-feira, 26/12/2011, ocorreu mais  um desdobramento de uma investigação do Ministério Público e Polícia Civil em Viamão; é a segunda ação neste ano, agora a promotoria de Viamão apura esquema de cobrança de propinas para a liberação de licenças ambientais às empresas de mineração.

Extração de areia em área de Viamão (Foto: MP/Viamão)

No início desse ano, o Ministério Público do RS enviou à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) a recomendação de que não fossem mais concedidas licenças ambientais para atividades de mineração de areia a céu aberto em áreas de proteção ambiental (APA). Veja aqui.

Há poucos dias, o assessor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Jorge de Souza Azevedo, foi preso em flagrante recebendo 11 mil reais em dinheiro. De acordo com o Ministério Público, a propina serviria para liberar as atividades da empresa mineradora Morro Grande Limitada para atuar no município.

Foto: Arquivo Jornal de Viamão

A promotora Luciane Winglert informa que será investigada a eventual participação do secretário Ricardo Gross. Segunda a promotora, uma vez que o assessor foi preso em flagrante na prática deste crime, Ricardo Gross passa a ser investigado também; além disso, está sendo investigado se outras mineradoras também pagaram propina.

Fonte: Rádio Gaúcha. Chamada Geral


Extração de Areia: Perda da Biodiversidade

A figura acima ilustra o processo de extração de areia em cursos d'água navegáveis, onde os prejuízos ambientais são ainda mais intensos do que a mineração em cavas. Para saber mais sobre o assunto, veja o trabalho desenvolvido pela Universidade do Vale do Paraíba no link Univap.

Nenhum comentário:

Postar um comentário