Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Porto de Rio Grande/Acesso Rodoviário - Em Porto Alegre, Dilma Rousseff anuncia nova Ponte do Guaíba

Amanda Jansson

Dilma veio a Porto Alegre, onde também anunciou o repasse de retroescavadeiras
a prefeituras gaúchas (ROBERTO STUCKERT FILHO/PRESIDÊNCIA/DIVULGAÇÃO/JC)

A presidente Dilma anunciou nesta terça-feira (13), durante visita a Porto Alegre, a construção da segunda ponte sobre o Rio Guaíba – a principal ligação da Capital com a Zona Sul do Estado. Ela começou seu discurso dizendo que estava "muito feliz de estar no Rio Grande do Sul" e arrancou aplausos do público agradecendo aos presentes e afirmando que a qualidade da relação do Estado com a União mudou.

O evento, que aconteceu sob calor intenso no Cais Mauá, começou com o discurso do prefeito José Fortunati, que adiantou a expecativa de que Dilma anunciasse a nova Ponte. Contudo, foi apenas ao final de sua fala, depois de comentar os outros projetos que veio anunciar, que Dilma afirmou: "A primeira ponte do Guaíba foi construída em 1958, e 53 anos depois, fico muito feliz de estar aqui dizendo que o Governo Federal vai anunciar hoje, por meu intermédio e meu compromisso, a segunda ponte do Guaíba".

Conforme a presidente, esta será uma obra pública, com custo estimado em R$ 900 milhões. Ela ainda afirmou que a ponte terá 1,9 quilômetros (km) de extensão em um complexo viário de 8 km, que inclui a Rua Dona Teodora. "Essa é uma obra estruturante. Será a ponte que suportará maior volume de movimento, porque será muito mais moderna", disse.

"A nova ponte vai garantir que o imenso volume de mercadorias possa chegar ao Porto de Rio Grande", afirmou, completando: "Esse antigo sonho de todos os gaúchos e gaúchos começa a se transformar em realidade".

Fonte: Jornal do Comércio, 13-12-2011. Infraestrutura

NOTA DO EDITOR

A nova ponte "do Guaíba" é, na verdade, a quinta ponte sobre o Delta do Jacui; ou, no caso, a segunda ponte sobre o braço leste do Rio Jacuí. O Rio Guaíba, embora alguns prefiram "Lago Guaíba", inicia mais abaixo, na altura da Usina do Gasômetro (o braço oeste do Rio Jacui passa em frente à Ilha da Pintada), conforme pode ser visto na foto de satélite abaixo.

Delta do Jacuí

Nenhum comentário:

Postar um comentário