Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

sábado, 10 de dezembro de 2011

Iniciada dragagem de manutenção no Porto do Rio Grande

Durante os próximos cinco meses será realizada a dragagem de manutenção dos 16 metros de profundidade do trecho interno do canal de acesso ao Porto do Rio Grande. A draga Sanderus *, com capacidade para 5.000 m³, entrou em operação esta semana. O serviço de dragagem é realizado através do Consórcio formado pelas empresas Odebrecht e Jan De Nul.

Essa obra de desassoreamento tem como objetivo manter o porto rio-grandino como um “porto de águas profundas” e garantir a segurança da navegação. Para realizar o serviço no trecho do canal interno (entre os Molhes da Barra e o Píer Petroleiro), o investimento é de R$ 43 milhões.

Draga Autotransportada Sanderus (IMO 6829795)
Foto: Galeria Arnekiel, flickr. 

Nos primeiros quatro meses, a dragagem será feita pela draga Sanderus, que tem produção mensal de 95.000 m³. O término será realizado pela draga James Cook (ou similar), que tem produção mensal de 250.000 m³.

A dragagem de manutenção é uma parceria do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Superintendência do Porto do Rio Grande, e a Secretaria de Portos da Presidência da República.

Fonte: Jornal Agora, Rio Grande. Manutenção

* NOTA DO EDITOR

Características da Draga Sanderus 

VESSEL TYPE TRAILING SUCTION HOPPER DREDGER 
HULL TYPE SINGLE HULL 
GROSS TONNAGE 4740 tons SUMMER DWT 5080 tons 
BUILD 1968 IHC HOLLAND BEAVER DREDGERS, SLIEDRECHT NETHERLANDS 
FLAG MAURITIUS 
MANAGER PORT LOUIS MARITIME / OWNER JAN DE NUL GROUP

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