Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Nível do Sinos volta a cair em NH

Chuva do fim de semana foi inexpressiva para o rio. Período de racionamento diário poderá ser ampliado a partir de janeiro

Aferição de nível no trecho hamburguense é feita na base de captação da Comusa
Crédito: felipe de oliveira/especial/CP

Os moradores de Novo Hamburgo correm o risco de começar 2012 sem água durante o dia. A Comusa - Serviços de Água e Esgoto poderá ampliar o horário do racionamento no abastecimento público em razão do baixo nível do Rio dos Sinos a partir de janeiro. Hoje, o plano é aplicado entre 22h e 4h, de segunda a sexta-feira, conforme rodízio nos cinco setores em que o sistema foi dividido. Se a escassez de chuva persistir, alerta o diretor da autarquia, Mozar Dietrich, os cortes ocorrerão também aos fins de semana e em horários de maior consumo.

Ontem, o nível do manancial na base de captação estava a apenas 66 centímetros da bomba, quando o mínimo admitido para evitar o colapso é de 50 cm. Em relação à medida do solo à superfície, o nível era de 2,21 metros. A chuva que caiu na região no fim de semana foi inexpressiva, avalia o coordenador da unidade de Campo Bom do Inmet, Nilson Wolff. No sábado, a precipitação foi de apenas 2,3 milímetros, que, mesmo somados aos 11 mm de quinta-feira, não alteraram a situação do Sinos. Só uma chuva de 100 mm em toda a bacia hidrográfica seria capaz de recuperar o manancial.

Desde domingo, às 14h, arrozeiros do Vale estão usando água do rio para irrigar as lavouras. Foi quando terminou a ordem de suspensão da captação emitida pelo Departamento Estadual de Recursos Hídricos. Acordo articulado pelo Comitesinos, na última quinta-feira, estabelece a suspensão e a coleta intercaladas por 48 horas quando o nível atinge menos de 72 cm acima da bomba da Comusa, 60 cm no Semae, em São Leopoldo, e 80 cm na Corsan, em Campo Bom. Na sexta, em Novo Hamburgo, a medição chegou a 63 cm, quando a proibição foi determinada. A situação será reavaliada hoje, segundo o Comitesinos.

Fonte: Correio do Povo, 27-12-2011. Cidades

Estatísticas do nível d'água do Rio dos Sinos, ver  Hidrologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário