Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Sema adota medidas para amenizar situação do Rio dos Sinos

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) adotou uma série de medidas emergenciais para amenizar a situação do Rio dos Sinos em função da falta de chuvas. O quadro de estiagem está ocasionando uma drástica redução no nível das águas e a mortandade de peixes e vem sendo acompanhada pelo próprio governador Tarso Genro que, no final de outubro, publicou decretos para dar sustentabilidade à Bacia do Rio dos Sinos.

Entre as ações propostas pela Sema estão a parceria com o Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos) e o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, para o monitoramento do Rio, com os dados sendo disponibilizados no site da Secretaria (www.sema.rs.gov.br); suspensão da captação de água bruta; restrições nos novos licenciamentos para empresas que utilizarão água da bacia; redução de 30% da emissão de efluentes líquidos até que o rio retome sua vazão normal, e a sugestão para que os municípios adotem o racionamento.

Além disso, a secretária do Meio Ambiente, Jussara Cony, entrou em contato com seu colega da pasta da Infraestrutura e Logística do Estado, Beto Albuquerque, para que fosse feita a liberação das comportas das hidroelétricas Canastra e Bugres, para que fosse ampliado o manancial do Rio. O pedido está sendo analisado e poderá ser efetivado nas próximas horas. Também foi feita uma movimentação para a colocação de aerogeradores, nas áreas mais críticas, para melhorar com isso, a oxigenação da água.
Ações articuladas
"Estamos desenvolvendo uma série de ações articuladas com outros órgãos do Governo e da comunidade para reduzir ou amenizar a situação do Rio dos Sinos. Continuaremos monitorando e estudando novas alternativas", explicou a secretária Jussara, lembrando que esta é a primeira vez em que um governador adota um plano emergencial para salvar um rio gaúcho.
Ela lembra que, no último dia 31 de outubro, Tarso Genro assinou dois decretos que instituíram ações em prol da sustentabilidade da Bacia do Rio dos Sinos. Um deles teve como objetivo estabelecer medidas de prevenção e alerta a desastres ambientais e ação organizada na observância de situação crítica relativa ao equilíbrio natural na referida bacia.

Saneamento da bacia do Rio dos Sinos

O outro acerto, visava o desenvolvimento de ações conjuntas em prol do saneamento da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos, por meio de ações estratégicas para a recuperação ambiental da mesma e para o fortalecimento das políticas públicas de saneamento básico e ambiental desenvolvidas por municípios e pelo Governo do Estado.

Na tentativa de adotar novas ações, foi marcada uma reunião extraordinária do Conselho de Recursos Hídricos, para o próxima terça-feira (06). A principal pauta será a situação do Rio dos Sinos. Já no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (2), foi publicada a Resolução nº 93/2011, da Secretaria estadual do Meio Ambiente (SEMA), que estabelece critérios para operação do sistema de bombeamento de água para irrigação na Bacia do Rio dos Sinos.

Texto: Paulo Ricardo Fontoura
Edição: Redação Secom - fone (51) 3210-4305

Fonte: Portal do Estado do RS, Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário